EUA dizem ter destruído centenas de milhões de dólares do Estado Islâmico

Por - em 9 anos atrás 483

Ataques aéreos liderados pelos Estados Unidos contra locais de armazenamento de dinheiro do Estado Islâmico custaram ao grupo militante centenas de milhões de dólares, disse um porta-voz dos militares norte-americanos nesta quarta-feira (17).

Os EUA tentam cortar a renda do Estado Islâmico — que, acredita-se, é um dos mais bem financiados grupos militantes do mundo — por intermédio de ataques aéreos contra a sua produção de petróleo e também contra locais de armazenamento de dinheiro.

Autoridades norte-americanas acreditam que o grupo radical sunita é mais dependente de dinheiro vivo, uma vez que o seu acesso ao sistema bancário formal foi reduzido por sanções e outras medidas.

O coronel Steve Warren, um porta-voz da ofensiva militar liderada pelos EUA contra o Estado Islâmico, disse que os ataques aéreos contra locais de armazenamento e coleta de dinheiro já destruíram centenas de milhões de dólares. Ele não quis dar uma estimativa mais precisa de quanto foi destruído.

Décimo ataque do tipo
Desde meados de janeiro, a coalizão liderada pelos EUA havia atacado dez pontos de armazenamento e distribuição de dinheiro do Estado Islâmico no Iraque e na Síria, disse no mês passado Warren.

Além de vender petróleo extraído de território sob o seu controle, o Estado Islâmico também tem conseguido recursos por cobrança de taxas, venda de antiguidades e ataques contra bancos no seu território, disseram as autoridades norte-americanas.

G1