EUA retiram tarifas de 40% de carne bovina, café e outros produtos do Brasil

Por Redação com JPan - em 10 segundos atrás 1

A Casa Branca anunciou, na noite desta quinta-feira (20), a exclusão de uma série de produtos do tarifaço contra o Brasil.

A lista de produtos incluí: carne bovina, café, frutas, nozes, produtos de cacau, café, chá, especiarias, vegetais, raízes e tubérculos.

Alimentos processados e bebidas, fertilizantes, além de minérios e minerais, combustíveis fósseis, petróleo e derivados também entram na lista.

“Em 6 de outubro de 2025, participei de uma conversa com o presidente brasileiro Lula, durante a qual concordamos em iniciar negociações para abordar as preocupações identificadas”, escreveu o presidente norte-americano, Donald Trump.

Na semana passada, o governo dos EUA já havia retirado as chamadas “tarifas recíprocas”, de 10%, desses produtos para importações de qualquer país.

Desde agosto, a importação de produtos do Brasil pelos Estados Unidos é alvo de uma sobretaxa de 50%, percentual que foi determinado a partir de duas ordens de Donald Trump: uma em abril, quando o Brasil passou a ter uma sobretaxa de 10%, e outra que começou a valer em agosto, totalizando o “tarifaço” em 50%.

O governo brasileiro vinha se reunido com membros da Casa Branca para minimizar os efeitos do tarifaço. Em outubro, Donald Trump e Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se encontraram na Malásia e disseram estar dispostos a discutir um acordo comercial para reduzir as tarifas.

    Sem tags.