Falta de alongamentos pode causar dores, problemas de coluna e desvio de postura

Por - em 2 anos atrás 154

Alongar o corpo traz mais benefícios do que apenas melhorar a flexibilidade.

Ter um corpo flexível vai além de conseguir movê-lo mais do que o normal.

Recentemente, viralizou nas redes sociais a rotina de exercícios da modelo Gracyanne Barbosa, que foi filmada enquanto se esticava em uma parede em poses bem inusitadas.

A fisioterapeuta, Analina Amarante, esclarece que, mesmo sem ter hábitos de treino intenso como o da atleta, o ideal é que as pessoas alonguem o corpo diariamente, com atividades simples, mas que melhoram o condicionamento.

“Uma boa flexibilidade melhora a postura, previne a rigidez muscular, evita dores, desvios posturais e previne o surgimento de lesões futuras. O corpo precisa de movimento e precisa que os músculos trabalhem de forma correta, o que é ajustado com alongamentos”, explica.

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que cerca de 8 milhões de pessoas no Brasil trabalham no regime homeoffice, muitas chegando a ficar mais de 12h em uma mesma posição.

Nessa nova realidade, a atividade física se tornou ainda mais necessária para evitar dores e desgastes.

Conforme a especialista, um corpo ‘travado’, que não possui flexibilidade, está mais propenso a dores musculares, articulares, lesões, problemas de coluna, problemas de postura, hérnia de disco, bico de papagaio, entre outros transtornos.

“Com um corpo mais flexível, você ganha mais qualidade de vida e adquire um corpo mais jovem, independentemente de sua idade”, ressalta.

A especialista reforça que não há idade certa para começar a alongar, mas quanto mais jovem, maior a facilidade de melhorar a desenvoltura do corpo.

“As pessoas não nascem flexíveis, elas desenvolvem isso. Quanto mais velho começar, mais difícil fica, mas nada é impossível. Seja qual for a fase da vida, ter esse cuidado vai gerar uma velhice com mais autonomia e menos dores”, disse.

Confira exercícios de alongamento para fazer no dia a dia:

– Juntar as mãos e esticar os braços para cima;

– Esticar os braços para cima se inclinando para a esquerda e direita;

– Manter as pernas estendidas e esticar os braços em direção aos pés;

– Girar os ombros para frente e para a trás;

– Girar cabeça e pescoço nas duas direções.

Redação

    Sem tags.