
Incêndio atinge cerca de 100 casas e deixa 400 desabrigados no Chile
Por - em 8 anos atrás 517
Cerca de 100 casas foram atingidas pelo fogo e 400 pessoas tiveram que ser retiradas da região de Valparaíso, no Chile, devido a um incêndio que começou na tarde de segunda-feira (2), deixou 19 feridos, em sua maioria por inalação de fumaça, e ainda não foi controlado.
As altas temperaturas e o forte vento contribuíram para aumentar a extensão do incêndio em direção às zonas habitadas do sul de Valparaíso, um dos lugares mais visitados do Chile. O centro histórico da cidade, localizada a 120 km de Santiago, é Patrimônio da Humanidade.
As autoridades ordenaram a saída dos moradores das residências localizadas em áreas de risco e declararam o alerta vermelha na cidade e em outros quatro municípios. O incêndio provocou um corte do fornecimento de energia elétrica para quase 48 mil clientes.
Cinco brigadas da Corporação Nacional Florestal (Conaf) e 49 unidades de bombeiros de Valparaíso e Viña del Mar estão combatendo o incêndio, com apoio aéreo de dez aeronaves. O fogo teve início em uma região de mato e eucalipto e produziu uma extensa coluna de fumaça, visível a dezenas de quilômetros de distância.
Histórico de incêndios
Valparaíso tem outros incêndios em seu histórico. Com cerca de 40 morros pontilhados de pequenas casas coloridas, a topografia da cidade é especialmente vulnerável a incêndios florestais, em especial durante o verão.
Em março de 2015, uma das montanhas próximas ao porto pegou fogo. Uma mulher morreu e milhares de pessoas tiveram de deixar suas casas. Em abril de 2014, 15 pessoas morreram e mais de três mil moradias foram atingidas pelo fogo.
Com G1