Lewandowski diz que não terá ‘nenhum protagonismo’ no processo
Por - em 8 anos atrás 561
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, afirmou que não terá “nenhum protagonismo” no comando do processo de impeachment de Dilma Rousseff, função que assume a partir desta quinta-feira (12) após o afastamento da presidente.
Questionado se, nesta nova fase, a denúncia poderá ser ampliada, para incluir, por exemplo, fatos relacionados à Operação Lava Jato, Lewandowski indicou que não. “O que está na denúncia é o que foi aprovado agora nessa primeira fase. Deverá, penso eu, repetir-se na segunda fase, que é a fase do libelo”, disse.
O ministro disse que se sente preparado para o trabalho e que já planejou o que terá de fazer. Já planejei o que tenho que fazer. “O magistrado tem que estar sempre preparado para julgar ou para presidir sessões de julgamento”.
Lewandowski disse que não acompanhou a votação no Senado, iniciada nesta quarta, que aprovou a instauração do processo. Indagado sobre o que achou do resultado, disse que não lhe cabe “avaliar”.
Sobre a dupla função que assume a partir de agora, disse que não vê possibilidade de comprometer os trabalhos e a pauta do STF. “Se houver alguma coincidência de horários, aí a ministra Cármen Lúcia [vice-presidente do STF] assumirá”, finalizou.
G1