Máscaras com sensores poderão detectar uma pessoa infectada com o coronavírus
Por - em 5 anos atrás 284
Na Universidade Harvard e no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) alguns pesquisadores vem desenvolvendo uma máscara de proteção que pode detectar se uma pessoa está infectada com o novo coronavírus, que causa a doença Covid-19.
O equipamento vai acender uma luz fluorescente quando uma pessoa tossir, espirrar ou respirar. Os cientistas acreditam que a máscara pode ajudar reduzir o problema da falta de testes, em muitos países.
Para detectar a infecção, os médicos vão poder colocar a máscara nos pacientes e identificar, naquele momento, a doença, sem que exames sejam feitos e levados ao laboratório para saber ou não se há ou não uma contaminação pela Covid-19.
A máscara poderá ser usada até em aeroportos para identificar aquela pessoa que esteja com a doença. Podem ser utilizadas no trabalho e em hospitais nas pessoas que ficam na sala de espera para ser atendida.
Um dos pesquisadores do MIT, Jim Collins, informou que o projeto ainda está “no começo”, mas mostrou resultados promissores e, nas últimas semanas, ele e outros pesquisadores vêm testando o objeto para ser capaz de detectar o coronavírus em pequenas amostras de saliva. A expectativa deles é provar que a teoria funciona também na prática já nas “próximas semanas.”
Redação