Prefeito diz que cidade do Paraná atingida por tornado terá que ser reconstruída
Por Redação com G1PR - em 2 minutos atrás 1
O prefeito de Rio Bonito do Iguaçu, Sezar Augusto Bovino, disse que a cidade terá que ser reconstruída após a passagem de um tornado. Segundo a Defesa Civil, mais de 90% do município, que tem 14 mil habitantes, foi devastado. Seis pessoas morreram e ao menos 750 ficaram feridas.
Os ventos chegaram a 250 km/h e o fenômeno, registrado nesta sexta-feira (7), atingiu o grau EF3 na escala de intensidade, que vai até cinco, segundo o Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná).
Mais de mil moradores ficaram desalojados e abrigos emergenciais começaram a ser montados com o apoio de cidades próximas. A aplicação do Enem 2025, marcada para este domingo (9), foi suspensa no município.
Bovino falou com a imprensa na tarde deste sábado (8). Ele detalhou medidas que já começaram a ser tomadas para reconstruir a cidade com ajuda do estado, da União e de empresas. Veja vídeo acima.
Foi decretado luto oficial de três dias em todo o Paraná e estado de calamidade pública em Rio Bonito do Iguaçu. A medida permite a adoção de procedimentos emergenciais, como dispensa de licitações, liberação imediata de recursos e pedido de apoio federal.
Quem são as vítimas
Cinco mortes foram registradas em Rio Bonito do Iguaçu e uma em Guarapuava, município vizinho. As seis vítimas já foram identificadas pelo governo do Paraná. São elas:
José Neri Geremias, de 53 anos, de Guarapuava;
Julia Kwapis, de 14 anos, de Rio Bonito do Iguaçu;
Jurandir Nogueira Ferreira, 49 anos, de Rio Bonito do Iguaçu;
Claudino Paulino Risse, 57 anos, de Rio Bonito do Iguaçu;
Adriane Maria de Moura, 47 anos, de Rio Bonito do Iguaçu;
José Gieteski, de 83 anos, de Rio Bonito do Iguaçu.
Buscas encerradas
Bombeiros e equipes de resgates atuaram durante todo o dia na cidade. Segundo a corporação, não há desaparecidos e as buscas na área urbana foram encerradas.
No fim da tarde deste sábado (8), ainda aconteciam sobrevoos em áreas rurais.
Repercussão e ajuda
O governador do Paraná, Ratinho Junior, chegou em Rio Bonito do Iguaçu na manhã deste sábado (8). Nas redes sociais, ele prestou solidariedades às vítimas.
“A Defesa Civil e as nossas forças de segurança estão em alerta, mobilizadas e acompanhando as cidades atingidas pelas fortes tempestades. Nossa solidariedade a toda a população das regiões afetadas. Seguimos em atenção permanente”, publicou nas redes sociais.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o vice-presidente, Geraldo Alckmin, também publicaram notas de apoio.
“Quero expressar meu profundo sentimento a todas as famílias que perderam seus entes queridos no tornado em Rio Bonito do Iguaçu e em Guarapuava, no Paraná. E prestar minha solidariedade a todas as pessoas que foram afetadas”, escreveu Lula.
“Transmito meus sentimentos aos familiares das vítimas de um tornado em Rio Bonito do Iguaçu, no Paraná”, escreveu Alckmin.
O governo federal enviou a ministra da Secretaria de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, e o ministro interino da Saúde, Adriano Massuda, para acompanhar os trabalhos na cidade.
No mesmo voo, foram enviadas equipes da Defesa Civil especializadas em Socorro e Ajuda Humanitária e em Reconstrução.
