Proposta por Eduardo e Fábio Carneiro, audiência pública discute sobre dermatite atópica
Por Redação com Ascom - em 15 horas atrás 6
Numa iniciativa proposta de forma conjunta pelo deputado Eduardo Carneiro (Solidariedade) e o vereador de João Pessoa, Fábio Carneiro (Solidariedade), foi realizada, nesta quinta-feira (6), uma audiência pública na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) para discutir sobre a dermatite atópica, suas possíveis causas e tratamentos.
Na oportunidade, estiveram presentes autoridades, profissionais da Saúde, representantes de entidades e familiares de portadores da doença.
Eduardo Carneiro destacou a importância do debate e lembrou que a dermatite atópica é uma doença inflamatória crônica da pele que afeta um número expressivo de pessoas em todo o país, incluindo crianças, adolescentes e adultos.
Eduardo disse que além do desconforto físico causado pelas lesões e coceiras constantes, a doença compromete o bem-estar emocional e social dos portadores, gerando consequências significativas para a saúde mental e para a convivência familiar e profissional.
“O debate sobre esse tema é de grande relevância social e de saúde pública, pois permitirá aprofundar a compreensão sobre as causas, formas de prevenção, diagnóstico precoce e tratamentos disponíveis, bem como discutir a necessidade de ampliação do acesso a medicamentos e acompanhamento especializado pelo Sistema Único de Saúde (SUS)”, comentou.
Por sua vez, o vereador Fábio Carneiro reforçou o seu compromisso na defesa da Saúde, em especial com a discussão do tema na Câmara Municipal, para que pacientes e seus familiares tenham uma melhor qualidade de vida a partir da implantação de políticas públicas voltadas para o tema.
“Temos um compromisso muito forte com a Saúde do nosso município, buscando fiscalizar e cobrar uma melhor prestação do serviço para a população. Junto ao deputado Eduardo vamos intensificar o debate desse tema para que tenhamos políticas públicas eficazes para quem mais precisa”, afirmou.
Participaram da audiências, o secretário executivo da Saúde do Governo do Estado, Patrick Almeida, o presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia, Samyr Azzouz, Madson Mariz (laboratório do Hospital Lauro Wanderley), Mário Cavaca (presidente da Associação Atópicos do Brasil), Cláudia Abraão, mãe de um paciente grave atópico, e Renata Silveira (laboratório do Hospital Lauro Wanderley da UFPB).
