Rádio se mantém como o meio de comunicação mais confiável entre adultos, diz pesquisa

Por Kantar IBOPE Media - em 41 segundos atrás 1

Em tempos de proliferação de notícias falsas e questionamentos quanto à credibilidade das mídias, em um mundo em que os vídeos verticais curtos fascinam os usuários das redes sociais, o rádio se sobressai como o meio de comunicação mais confiável para o público adulto. Dados do Katz Radio Group mostram que no Brasil, o estudo Inside Audio 2025, realizado pela Kantar IBOPE Media, confirma que o rádio alcança 79% da população brasileira, com ouvintes dedicando, em média, 3 horas e 55 minutos diários ao meio. A pesquisa também destaca que 58% dos brasileiros confiam no rádio para se manterem informados, e 50% consideram as informações veiculadas como confiáveis.

“O rádio construiu sua credibilidade ao longo de décadas, mantendo-se como uma voz constante e presente na vida das pessoas, especialmente em momentos de crise ou emergência”, explica Adriana Favaro, vice-presidente comercial da Kantar IBOPE Media.

De acordo com o estudo realizado pela Ponto Map em parceria com a V-Tracker, divulgado em junho deste ano, 81% dos brasileiros confiam nas informações veiculadas pelo rádio.

A pesquisa também revelou que 74% da população tem acesso frequente ao rádio, superando outros meios como a televisão por assinatura (75% de credibilidade) e a mídia impressa (68%).

O rádio tem uma magia que aproxima o público. No rádio as pessoas encontram a confiança da informação. Você vê uma notícia na internet hoje, mas é no rádio e na TV que as pessoas vão para ouvir e ver se a informação é verdadeira.

Esses números reforçam a posição do rádio como um veículo de comunicação essencial no Brasil, caracterizado pela confiabilidade e ampla penetração na sociedade. Em um ambiente midiático cada vez mais diversificado, o rádio se mantém como uma fonte sólida e acessível de informação para milhões de brasileiros.

Esse veículo não escolhe público. O rádio é democrático, é aberto, é pra todos, é a paixão de muitos.

Confira demais dados da pesquisa:

os brasileiros dedicam, em média, 3 horas e 55 minutos por dia à escuta do rádio;

a mídia demonstra forte apelo local, com 69% dos ouvintes buscando ouvir informações sobre suas cidades;

77% reconhecem a agilidade da mídia, como fonte rápida de informação e

58% confiam no rádio para se manterem informados.

    Sem tags.