Trump anuncia tarifas de 10% a produtos brasileiros

Por Por Sarah Américo - em 29 segundos atrás 1

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou nesta quarta-feira (2) um decreto impondo tarifas “recíprocas” — ou retaliatórias — a países de todo o mundo. “Este é um dos dias mais importantes, na minha opinião, na história dos Estados Unidos”. Segundo mandatário, a ordem passa a valer meia-noite no horário local, afirmando que “muitas vezes os amigos são piores que os inimigos”. O republicano anunciou a fixação de uma alíquota mínima de 10% sobre importações de todos os países. No entanto, nações que aplicam tarifas consideradas “elevadas” contra produtos norte-americanos enfrentarão taxas ainda maiores. O Brasil é um dos países afetados, com taxa de 10% para todos os produtos, e a sobretaxa entra em vigor no sábado (5), outros países só vão ser afetados a partir do dia 9 de abril.

“Culpo os outros presidentes americanos por não terem colocado tarifas recíprocas. Começa agora a era de ouro dos EUA”, declarou ele, acrescentando que os consumidores terão preços menores. Os novos impostos aduaneiros sobre as importações serão aplicados em duas fases, disse a jornalistas um funcionário da Casa Branca: no dia 5 de abril às 04H01 GMT (01H01 de Brasília) para os que representam pelo menos 10% sobre todos os produtos que entram nos Estados Unidos, e no dia 9 de abril no mesmo horário para os mais elevados destinados aos gigantes comerciais, como a China e a União Europeia. O republicano também confirmou, a partir da quinta-feira (3) tarifas de 25% sobre automóveis importados. Segundo ele, as taxações apoiarão os fazendeiros norte-americanos.

“Vou assinar uma ordem executiva histórica instituindo tarifas recíprocas a países de todo o mundo. Uma reciprocidade que significa: se eles fazem conosco, vamos fazer com eles”, disse Trump na Casa Branca. O republicano também anunciou tarifas de 46% para o Vietnã, 34% para China, 20% para UE, 24% para o Japão e de 26% para a Índia. Produtos provenientes da Alemanha, Arábia Saudita, Argentina, Austrália, Brasil, Chile, Colômbia, Emirados Árabes Unidos, Iêmen, Irã, Panamá, Paraguai, Reino Unido, Turquia, Ucrânia e Uruguai receberão a tarifa mínima de 10%. A tabela de tarifas divulgada pela Casa Branca não menciona sobretaxas para Canadá e México.

Confira as tarifas aplicas a 25 países

donadl trump tarifas

Presidente dos EUA, Donald Trump, segura um gráfico enquanto faz comentários sobre tarifas recíprocas durante um evento no Rose Garden intitulado “Make America Wealthy Again” na Casa Branca em Washington │Brendan SMIALOWSKI / AFP

China – 32%

União Europeia – 20%

Vietnã – 46%

Taiwan – 32%

Japão – 24%

Índia – 26%

Coreia do Sul – 25%

Tailândia – 36%

Suíça – 31%

Indonésia – 32%

Malásia – 24%

Camboja – 49%

Reino Unido – 10%

África do Sul – 30%

Brasil – 10%

Bangladesh – 37%

Singapura – 10%

Israel – 17%

Filipinas – 17%

Chile – 10%

Austrália – 10%

Paquistão – 29%

Turquia – 10%

Sri Lanka – 44%

Colômbia – 10%

Veja o vídeo;

    Sem tags.