UEPB define novo calendário acadêmico após greve dos professores; aulas voltam nesta quarta (10) de forma assíncrona

Por Redação com G1PB - em 13 segundos atrás 1

A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) definiu, na tarde desta terça-feira (9), o novo calendário acadêmico do semestre após a greve dos professores. De acordo com o que foi definido pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe), as aulas remotas retornam nesta quarta (10) e as aulas presenciais retornam em 2 de fevereiro de 2026.

De acordo com a proposta acolhida pelo Consepe, ficou definido que:

Retorno das aulas já acontece nesta quarta (10), de forma remota, indo até o dia 20 de dezembro, com o fim da primeira unidade;

Recesso até o dia 1º de fevereiro;

Retorno presencial no dia 2 de fevereiro;

Fim do semestre no dia 18 de abril;

Retorno para o semestre 2026.1 no dia 18 de maio.

O período 2025.2 contará, inicialmente, com 104 dias letivos. As propostas do calendário acadêmico acolhido pelo Consepe levam em consideração o recesso natalino e o recesso de final de ano, além dos 30 dias de férias coletivas.

De acordo com o parecer da UEPB, o calendário acadêmico aprovado leva em conta fatores relevantes, como o transporte escolar. Neste período, último mês do ano, as escolas de educação básica e as instituições públicas e privadas de Ensino Superior encerram suas atividades, o que reduz significativamente, ou até interrompe, a circulação do transporte escolar, em razão do fim do ano letivo.

Ainda de acordo com o calendário acadêmico adotado, as colações de grau devem acontecer no período de 4 a 8 de maio de 2026.

Na próxima semana, o Consepe retomará as discussões, em reunião ordinária, para apresentar uma possível redução do calendário acadêmico do semestre letivo 2025.2.

Na reunião, também foi aprovada a abertura do semestre 2025.2 para que os estudantes possam trancar seus cursos em razão das consequências da greve. O período para solicitar o trancamento ficará disponível até o final do semestre letivo.

Confira o novo calendário acadêmico da UEPB

10 de dezembro: retorno das aulas de forma remota e assíncrona;

10 a 16 de dezembro: período de revisão da primeira unidade;

20 de dezembro: fim da primeira unidade;

22 a 31 de dezembro: recesso natalino;

2 a 31 de janeiro: férias coletivas;

2 de fevereiro: retorno das aulas presenciais e início da segunda unidade;

6 a 11 de abril: período de reposições;

13 a 17: período para provas finais;

18 de abril: fim do semestre 2025.2;

20 de abril a 15 de maio: recesso;

18 de maio: início do semestre 2026.1.

Fim da greve dos professores que durou mais de dois meses

Na sexta-feira (5), os professores da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) decidiram encerrar a greve após mais de dois meses de paralisação. O movimento teve início no dia 22 de setembro.

A decisão pelo fim da paralisação foi tomada em assembleia, depois que os professores aprovaram a proposta apresentada pelo Governo da Paraíba durante reunião da mesa tripartite, no dia 2 de dezembro.

A assembleia estava prevista para ocorrer no dia 9, mas foi antecipada após o envio das condições negociadas ao sindicato.

O que foi acordado?

Pelo acordo, o governo vai pagar apenas 60% do valor retroativo das progressões de carreira. Os outros 40% não serão pagos, e o valor que será pago será dividido em 20 parcelas. Segundo a presidente da ADUEPB, Cris Nepomuceno, a proposta foi aceita pela categoria, embora docentes que discordam dos termos possam recorrer à Justiça para cobrar o pagamento integral.

Cris Nepomuceno afirmou, também, que o governo se comprometeu a realizar um concurso público para professores no segundo semestre de 2026, além de abrir concurso para banco de equivalência e convocar professores aprovados no edital lançado em 2023.

A manutenção da mesa tripartite foi apontada pela associação como uma das principais conquistas, o que deve manter um canal permanente para discutir temas como concursos, orçamento, lei de permanência e questões previdenciárias.

    Sem tags.