Buba vai a Maceió-Al, e afirma que Prefeitos brigarão por reajuste do FPM
Por - em 11 anos atrás 612
O aumento de 2% nos repasses de Fundo de Participação dos Municípios (FPM) será o principal foco de luta dos gestores municipais neste ano. O tema será pauta da reunião que o presidente da Federação das Associações Municipais da Paraíba (Famup), Rubens ‘Buba’ Germano, participará, em Maceió, com os demais presidentes de federações para traçar as pautas das Marchas dos Prefeitos à Brasília, que acontecerão apenas no primeiro semestre deste ano em virtude das eleições. Uma PEC já tramita no Senado pronta para ser votada e que significaria um aporte adicional de R$ 18,4 bilhões para as prefeituras de todo o país já neste ano.
“Temos uma reunião no dia 27 com todos os prefeitos de federações em Maceió para discutir a pauta de 2014 na luta dos prefeitos. Não é uma realidade só da Paraíba, mas de todo o país, que os municípios iniciam mais um ano com muitas dificuldades, tem um novo salário mínimo que aumentou 6,7%, o novo piso do magistério, enquanto os repasses federais cresceram apenas 2%. Isso precisa ser discutido”, afirmou Buba Germano.
Segundo Buba, um aumento nos repasses do FPM iria livrar as prefeituras de muitos problemas financeiros. Ele lembrou uma luta encampada pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM) de mais de dez anos e que conseguiu, a cerca de três anos, um adicional de FPM de 1% sempre no mês de dezembro, que é o que tem garantido aos prefeitos a possibilidade de pagar o 13º salário.
Flávio Azevedo – Jornal Correio da Paraíba