Governo Trump revoga visto americano de Alexandre de Moraes e de “aliados e familiares imediatos”

Por Redação com JPan - em 6 minutos atrás 1

O secretário de Estado do governo Trump, Marco Rubio, informou nesta sexta-feira (18) que revogou os vistos americanos para o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, “de seus aliados e de seus familiares imediatos”. Declaração foi feita em publicação na rede social X. O secretário alegou que o ministro conduz uma “caça às bruxas política” contra Bolsonaro, violando direitos básicos e promovendo censura que, segundo ele, “alcança até os americanos”.

“O presidente Trump deixou claro que seu governo responsabilizará estrangeiros responsáveis pela censura de expressão protegida nos Estados Unidos. A caça às bruxas política do Ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, contra Jair Bolsonaro criou um complexo de perseguição e censura tão abrangente que não apenas viola direitos básicos dos brasileiros, mas também se estende além das fronteiras do Brasil, atingindo os americanos”, alega a postagem de Rubio.

“Portanto, ordenei a revogação dos vistos de Moraes e seus aliados no tribunal, bem como de seus familiares próximos, com efeito imediato” — não está claro quem seriam os aliados citados.

A decisão ocorre no mesmo dia em que Moraes determinou o uso de tornozeleira eletrônica pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, aliado de Trump.

A reação do governo Trump é vista como parte da pressão da ala bolsonarista para que os Estados Unidos apliquem contra Moraes a chamada Lei Magnitsky, mecanismo criado em 2012, durante o governo Barack Obama, para impor sanções a estrangeiros envolvidos em corrupção e violações de direitos humanos. A legislação permite congelamento de bens, bloqueio de contas bancárias e cancelamento de cartões de crédito em instituições com operações nos EUA. Até o momento, no entanto, essa medida não foi formalmente adotada contra o ministro.

 

    Sem tags.