Michel Temer chega à China para visita de Estado e cúpula do Brics
Por - em 7 anos atrás 552
O presidente Michel Temer chegou nesta quarta-feira (30) à China para a visita de Estado que fará ao país. Temer também participará da 9ª Cúpula do Brics, grupo que reúne Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. A agenda prevista para esta quinta (31) prevê encontros com quatro empresários.
Durante os próximos dias, o presidente aproveitará a viagem para se reunir com empresários e divulgar o pacote de concessões e privatizações anunciado na semana passada.
Ao todo, foram anunciados 57 ativos, entre os quais a Casa da Moeda e a Eletrobras, além de portos, aeroportos, rodovias e linhas de transmissão de energia.
Esta é a segunda viagem de Temer à China desde que ele assumiu o Palácio do Planalto.
Em agosto do ano passado, logo após o Senado aprovar o impeachment de Dilma Rousseff, o presidente embarcou para o país para participar da cúpula do G20, grupo que reúne as 20 principais economias do mundo.
Acabei de me reunir com empresários chineses para discutir oportunidades de investimentos no Brasil. Disse Temer.
Visita de Estado
A primeira parte da viagem de Temer à China será em Pequim. Na cidade, ele se reunirá com o presidente, Xi Jinping, e com o primeiro-ministro, Li Keqiang.
Segundo o porta-voz da Presidência, Alexandre Parola, durante a viagem, Temer tentará ampliar a diversidade das exportações do Brasil para a China e buscará novos investimentos, especialmente na área de infraestrutura.
“Defesa do multilateralismo, resistência ao protecionismo e combate ao aquecimento global” também estão entre os temas a serem discutidos pelo presidente durante a visita de Estado.
Segundo Parola, está prevista a assinatura de acordos bilaterais entre Brasil e China em áreas como infraestrutura, saúde, cultura e tecnologia.
No próximo sábado (2), Temer discursará no Seminário Empresarial Brasil-China, organizado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). Segundo o governo, participarão do seminário empresários chineses que “já investem ou têm interesse em investir no Brasil”.
Brics
Temer viajará para Xiamen no domingo (3), para a cúpula do Brics. O encontro se estenderá até 5 de setembro. Ao final da cúpula, o presidente retornará ao Brasil.
De acordo com a presidência, no encontro, Temer tentará intensificar o “engajamento” das atividades do Novo Banco de Desenvolvimento, criado em 2014 e operado pelos países do Brics. A intenção também é reforçar o pacote de concessões e privatizações.
Com G1