Mudança de regras na eleição para reitoria da UFPB gera polêmica
Por - em 9 anos atrás 416
Foi convocada para esta sexta-feira, 12, uma reunião do Conselho Universitário (Consuni) da UFPB com a finalidade de decidir sobre duas propostas apresentadas pela atual reitora e candidata à reeleição, Margareth Diniz. Uma delas é a inclusão dos servidores da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) , empresa que assumiu a gestão do Hospital Universitário Lauro Wanderley, no universo de votantes na eleição para a reitoria. A outra prevê a antecipação do pleito em um mês, sendo realizado no dia 13 de abril.
O candidato de oposição, Luiz Júnior, criticou as propostas em seu perfil no Facebook: “São medidas casuísticas que visam alterar o universo histórico de votantes e podar o livre debate de ideias, de modo a favorecer a candidata situacionista.A pressa em aplicar essa artimanha fez com que não respeitassem uma regra do Consuni, que é a de enviar juntamente com a convocatória, a minuta de Resolução. Esconderam a proposta até às vésperas da reunião e isso é ilegal”, escreveu ele.
As candidaturas de Margareth Diniz e Luiz Júnior já estão anunciadas. Um terceiro nome, o da atual secretária de Desenvolvimento Humano do Governo do Estado, Cida Ramos, tem sido cogitado como possibilidade, mas até agora a professora não oficializou seu desejo de concorrer ao cargo.
A assessoria da reitora foi procurada pela imprensa e ficou de entrar em contato com ela para que se pronuncie a respeito das críticas de Luiz Júnior.
Redação