Nove açudes estão secos e 39 em situação crítica na Paraíba, aponta AESA

Por Redação Portal do Curimatau - em 1 hora atrás 3

Apesar das chuvas recentes em várias cidades da Paraíba, nove açudes estão completamente secos e outros 39 em situação crítica, com menos de 10% da capacidade. Os dados são da Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (AESA), responsável pelo monitoramento dos reservatórios no estado.

Há açudes com 0% da capacidade em São Mamede, Desterro, Conceição, dois em Teixeira, dois em Gurjão, além de reservatórios em São José dos Cordeiros e Picuí.

Outros 39 estão em situação crítica, com volumes entre 0,1% — como o de Taperoá — e 9,81%, como o de Caraúbas, no Cariri.

A AESA monitora 136 reservatórios, classificados como: sangrando, condição favorável, normal, observação, atenção e crítica. Na faixa de atenção (10% a 19%), há 18 açudes em municípios como Cajazeiras, Catingueira e Campina Grande. Em observação (20% a 50%), são 36. Outros 13 estão em nível normal (50% a 69%) e 16 em condição favorável (77% a 99%).

O cenário preocupa, sobretudo nas áreas com reservatórios secos. O alerta de baixa umidade até quarta-feira (18) para diversos municípios do Sertão, pode agravar a estiagem e a situação hídrica no estado.

O levantamento reforça o alerta para o cenário hídrico na Paraíba, especialmente nas regiões mais afetadas pela estiagem prolongada.

    Sem tags.