Paraíba receberá 82 leitos de UTIs; ministro garante mudança em regras para distribuição de recursos

Por - em 5 anos atrás 355

O governador João Azevêdo (Cidadania) confirmou a habilitação de 82 leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) na Paraíba junto ao Ministério da Saúde (MS). O ministro da Saúde, Nelson Teich, disse a João em vídeo conferência, na tarde desta quarta-feira (29), que as regras para a distribuição de recursos para o combate à Covid-19 serão modificadas.

Na ocasião, o chefe do Executivo estadual reforçou o pedido para o envio de respiradores para equipar Unidades de Terapia Intensiva (UTI) destinadas ao atendimento de pacientes com coronavírus e solicitou agilidade no processo de análise do registro de respiradores fabricados pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) junto à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

 “A UEPB já tem uma parceria com o Ministério da Saúde dentro desse Núcleo, que já fabrica monitores e outros equipamentos para o governo e que já tem um projeto de respirador já testado e vamos fazer a solicitação desse registro na Anvisa esta semana; essa pode ser uma alternativa para suprir a nossa demanda porque é possível produzir dez ventiladores pulmonares por dia, o que representaria um alívio dentro do sistema de saúde”, disse.

Por sua vez, o ministro Nelson Teich pediu o apoio dos Estados na busca de alternativas para a aquisição de equipamentos necessários ao enfrentamento do coronavírus e assegurou que o órgão irá priorizar ajuda às cidades com números críticos da doença, dentre as quais, está incluída a Capital paraibana.

Redação