Paraíba tem 9 açudes secos e 39 em situação crítica, aponta AESA

Por Redação com AESA-PB - em 52 segundos atrás 1

Apesar das chuvas recentes em diversos municípios da Paraíba, nove açudes estão completamente secos e outros 39 em situação crítica, com menos de 10% da capacidade. Os dados são da Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (AESA), responsável pelo monitoramento dos reservatórios no estado.

Segundo o levantamento, há açudes com 0% da capacidade em São Mamede, Desterro, Conceição, dois em Teixeira, dois em Gurjão, além dos reservatórios de São José dos Cordeiros e Picuí.

Outros 39 estão em situação crítica, com volumes entre 0,1% — como o de Taperoá — e 9,81%, como o de Caraúbas, no Cariri.

A AESA monitora 136 reservatórios e os classifica em: sangrando, condição favorável, normal, observação, atenção e crítica. Na faixa de atenção (10% a 19%), há 18 açudes em municípios como Cajazeiras, Catingueira e Campina Grande. Em observação (20% a 50%), são 36. Outros 13 estão em nível normal (50% a 69%) e 16 em condição favorável (77% a 99%).

O cenário preocupa porque áreas com açudes secos enfrentam clima desfavorável. O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu, desde terça-feira (17), alerta de baixa umidade até quarta-feira (18) para 88 municípios do Sertão, o que pode agravar a estiagem e a situação dos reservatórios.

Situação dos açudes na Paraíba no início de 2026

Açudes acima da capacidade

Monteiro (São José II) — 100,15%

Monteiro (Poções) — 102,85%

Araçagi — 103,46%

Mari — 106,48%

Açudes em condições favoráveis

Fagundes (Gavião) — 77,08%

Sapé (São Salvador) — 77,69%

Cuitegi (Tauá) — 78,83%

São Domingos do Cariri (São Domingos) — 79,34%

Bananeiras (Lagoa do Matias) — 79,54%

Conde (Gramame / Mamuaba) — 80,07%

Areia (Saulo Maia) — 82,70%

Mamanguape (Jangada) — 83,06%

Juarez Távora (Brejinho) — 86,19%

Pirpirituba — 87,83%

Alagoa Grande (Pitombeira) — 87,89%

João Pessoa (Marés) — 88,31%

Ingá (Chã dos Pereiras) — 93,51%

São Sebastião de Lagoa de Roça (São Sebastião) — 94,59%

Cacimba de Dentro (Cacimba de Várzea) — 98,92%

Serra da Raiz (Suspiro) — 99,84%

Açudes em condições normais

Água Branca (Bom Jesus II) — 50,76%

Itatuba (Acauã – Argemiro de Figueiredo) — 51,94%

Juru (Glória) — 52,32%

Serra Branca (Serra Branca I) — 54,69%

Conceição (Vídeo) — 56,76%

Borborema (Canafístula II) — 59,91%

Duas Estradas — 60,05%

Camalaú — 60,28%

Areial (Covão) — 64,97%

Bananeiras (Jandaia) — 66,39%

Imaculada (Pedra Lisa) — 67,22%

Aguiar (Frutuoso II) — 68,05%

Tavares (Tavares II) — 69,16%

Descobrir mais

Ferramentas de edição de vídeo

Cursos de preparação para concursos

Relatórios de acidentes

Açudes em observação

(Capacidade entre 20% e 50%) — incluem reservatórios em municípios como Cachoeira dos Índios, Cajazeiras, Coremas, Boqueirão, Sousa, Manaíra, Massaranduba, Jericó, Igaracy, entre outros, totalizando 36 açudes monitorados.

Açudes em estado de atenção

(Capacidade entre 10% e 19%) — 18 reservatórios, entre eles Sumé, Campina Grande (José Rodrigues), Cajazeiras (Engenheiro Avidos), Juazeirinho (Mucutu) e Emas.

Açudes em situação crítica

(Capacidade inferior a 10%) — 39 reservatórios, incluindo São Mamede, Picuí (Caraibeiras), Teixeira (Sabonete e Bastiana), Gurjão, Taperoá, Soledade, Santa Luzia, Pedra Lavrada (Porcos), Caraúbas (Campos) e outros municípios do Sertão e Cariri paraibano.

O levantamento reforça o alerta para o cenário hídrico no estado, especialmente nas regiões mais afetadas pela estiagem prolongada.

    Sem tags.