Paraíba terá projeto para garantir mais segurança para mulheres em transporte por aplicativo
Por Redação com Ascom - em 40 segundos atrás 1
Após casos de violência contra mulher registrados na Paraíba entre o domingo (16) e esta segunda-feira (17), Paraíba terá projeto para garantir mais segurança às mulheres em transporte por aplicativo. Botão para acionamento do 190 será implementado no aplicativo da Uber após termo de cooperação técnica com o Ministério Público da Paraíba (MPPB).
O projeto será coordenado pela Secretaria da Segurança e da Defesa Social. Ao acionar o botão, o chamado irá para os Centros Integrados de Comando e Controle (CICCs), em tempo real. Com localização da ocorrência, viatura mais próxima será deslocada para atendimento da chamada.
O governador João Azevêdo explicou que projeto visa reduzir de forma significativa a violência contra as mulheres, ampliando para o uso de transportes por aplicativo. “O estado tem implantado ao longo do tempo diversas políticas voltadas para a proteção das mulheres, a exemplo da Patrulha Maria da Penha, Centros de Acolhimento, além das Salas Lilás que serão implantadas em parceria com o programa Antes que Aconteça, coordenado nacionalmente pela senadora Daniella Ribeiro”, reforçou.
Durante solenidade, o MPPB também lançou o projeto “banco vermelho”, que se propõe a despertar a reflexão e a informação da população sobre a violência contra a mulher, com destaque para o feminicídio, e aberta a exposição fotográfica “Mulheres Invisibilizadas”, no hall da sede da PGJ.
O MPPB ainda formalizou a implementação do plano de trabalho do Antes que Aconteça, no âmbito da instituição. Serão destinados R$ 2 milhões para ações rápidas de prevenção à violência contra a mulher, com a criação de núcleos de assistência humanizada, além das ações educativas para toda a sociedade.
