Veja como justificar ausência nas eleições e saiba o que acontece se você não votar

Por - em 8 anos atrás 430

voto justificado jpeOs eleitores que estiverem longe de seus domicílios eleitorais neste domingo (2) precisam lembrar de justificar a ausência de voto. O procedimento pode ser feito em qualquer sessão do país, por meio de preenchimento do Requerimento de Justificativa Eleitoral ou em postos especiais de atendimento. Veja vídeo mais abaixo e saiba o passo a passo das Eleições 2016.

Em João Pessoa, haverá equipes exclusivas para justificativa de ausência de voto nas escolas Meta, Pio XI e Frei Alpino, no bairro do Bessa; no Centro Turístico, em Tambaú; na Fundação José Américo, em Cabo Branco; e no Shopping Sul, nos Bancários.

Quem não puder ir a uma sessão ou a qualquer posto especial deve comparecer ao Cartório Eleitoral do qual pertence, em até 60 dias após a eleição. Neste caso, o eleitor precisa apresentar documentação que prove o motivo pelo qual ele não pôde votar, como por exemplo, atestado médico ou comprovante de viagem.

De acordo com a Justiça Eleitoral, quem não votar e não justificar a ausência do voto em até 60 dias após o dia da eleição pode ficar impedido de:

– Requerer passaporte ou carteira de identidade;

– Receber salário de entidades públicas ou assistidas pelo governo;

– Fazer parte de concorrência pública ou administrativa em qualquer instituição da União, dos estados, dos municípios ou do Distrito Federal;

– Solicitar empréstimos em qualquer banco ou estabelecimento de crédito subsidiado pelo governo;

– Inscrever-se em concursos públicos ou tomar posse de cargos públicos;

– Renovar matrícula em qualquer instituição de ensino pública ou fiscalizada pelo governo;

– Requerer qualquer documento que necessite da quitação eleitoral.

A multa para quem não vota, nem justifica ausência às urnas é de R$ 3,50. Caso o eleitor não regularize a situação por três eleições consecutivas, o título será cancelado. Persistindo essa irregularidade por seis anos, o cadastro eleitoral da pessoa em questão é eliminado.

Redação com Correio