Em Jacaraú-PB, Prefeitura afasta secretários presos suspeitos de envolvimento na morte de vereador

Por Redação com Paraíba.com.br - em 2 minutos atrás 1

A Prefeitura de Jacaraú, no Litoral Norte da Paraíba, divulgou nesta quinta-feira (30) uma nota oficial sobre a operação da Polícia Civil que resultou na prisão de dois secretários municipais, suspeitos de envolvimento na morte do vereador Peron Filho (foto em destaque).

O prefeito Márcio Aurélio da Cruz agradeceu o trabalho das autoridades e afirmou que procurou o Ministério Público para pedir rigor nas investigações e apuração completa dos fatos.

Em nota, a prefeitura informou que determinou o afastamento imediato dos secretários e reforçou que repudia qualquer ato contrário à legalidade e à ética pública. A gestão também destacou o compromisso com a transparência, responsabilidade e respeito à população de Jacaraú.

A administração municipal reiterou total confiança nas autoridades competentes e afirmou que adotará medidas administrativas cabíveis conforme o avanço das investigações.

Confira a nota na íntegra:

A Prefeitura de Jacaraú vem a público manifestar-se sobre os fatos noticiados nesta quinta-feira (30), referentes à operação da Polícia Civil que resultou na prisão de dois secretários municipais.

O Poder Executivo Municipal reafirma seu total respeito às autoridades competentes e ao curso das investigações, confiando que a verdade será plenamente esclarecida.

A gestão ressalta que repudia qualquer ato que contrarie os princípios da legalidade e da ética pública, e que adotará as medidas administrativas cabíveis diante das informações oficiais que vierem a público, o que de logo já determinou o afastamento dos envolvidos.

Reiteramos nosso compromisso com a transparência, a responsabilidade e o respeito à população de Jacaraú, princípios que norteiam o trabalho de toda a administração municipal”

A Polícia Civil da Paraíba, com apoio da Polícia Civil do Rio Grande do Norte, prendeu quatro pessoas suspeitas de envolvimento no assassinato do vereador Peron Filho, ocorrido em setembro deste ano em Jacaraú, no Litoral Norte do estado. A ação, chamada de Operação Parlamento, também cumpriu mandados de busca e apreensão em ambos os estados e é resultado de semanas de investigação sobre os mandantes e executores do crime.

Quem era Peron Filho?

Peron Filho, vereador de Jacaraú pelo MDB, foi assassinado a tiros no dia 15 de setembro enquanto voltava de uma partida de futsal no distrito de Pedro Régis. Ele foi atingido por três disparos nas costas e morreu no local.

Filiado ao MDB, tinha 36 anos e seria completaria 37 no dia 19 de setembro. Reeleito em 2024 com 702 votos, era o terceiro mais votado e tinha forte atuação na causa animal, sendo um dos fundadores da ONG Zona dos Pets, voltada à adoção de animais abandonados. Peron era divorciado e não tinha filhos.

Quem são os secretários presos

Lado direito o secretário de Transportes e Mobilidade Urbana, Jeferson Carvalho da Silva, e lado esquerdo secretário de Administração, Antônio Fernandes Alves Bezerra. Imagem: Reprodução

Dois secretários da Prefeitura de Jacaraú foram detidos como suspeitos de mandarem matar o vereador.

  • Jeferson Carvalho da Silva – Secretário de Transportes e Mobilidade Urbana

  • Antônio Fernandes Alves de Carvalho – Secretário de Administração

Segundo o delegado Sylvio Rabello, eles teriam planejado o crime e participado de uma reunião com os outros suspeitos antes da execução de Peron Filho.

Outros presos

Além dos secretários, dois suspeitos foram detidos no Rio Grande do Norte, apontados como executores do crime. Um quinto preso é o dono de uma pousada em Jacaraú, local onde ocorreu a reunião entre os envolvidos.
De acordo com a investigação, os executores seguiram o carro do secretário até o ginásio de futsal e depois localizaram a vítima na estrada de Pedro Régis, onde o assassinato ocorreu.

Motivação do crime

Segundo o delegado Sylvio Rabello, o crime teria sido motivado pelas denúncias feitas por Peron Filho, tanto no plenário da Câmara quanto em suas redes sociais, contra supostas irregularidades na gestão municipal.

A operação desta quinta-feira (30) confirmou a prisão dos quatro suspeitos até o momento e representa um passo decisivo da Polícia Civil para esclarecer o caso e responsabilizar os mandantes e executores do homicídio. A investigação segue com o apoio da 7ª Delegacia Seccional de Mamanguape, Delegacia de Repressão ao Crime Organizado (DRACO), Unintelpol/PCPB e Ministério Público da Paraíba.

Pai se manifesta

“Nunca tive dúvida do envolvimento desses dois personagens no crime que vitimou meu filho”. A declaração é de Peron Pessoa, pai do vereador de Jacaraú, Peron Filho.

Em entrevista ao portal TVMidia, Peron Pessoa revelou que os suspeitos estiveram, por várias vezes, em sua casa para oferecer propina ao seu filho na tentativa de silenciá-lo na Câmara Municipal de Jacaraú.

“Nunca tive dúvida que o crime era de dentro da prefeitura. Meu filho era uma pessoa boa, nunca foi visto de outra forma pela população. Agora esses dois personagens vieram várias vezes oferecendo propina alta para ele aderir, mas ele segurou a posição dele”, afirmou.

PortaldoCurimatau.com.br mantém aberto o espaço para que os citados nesta reportagem possam se manifestar ou prestar mais esclarecimentos, se desejarem.

    Sem tags.