Buba Germano denuncia situação financeira dos municípios
Por - em 7 anos atrás 1187
Nesta segunda-feira (23), um encontro promovido pela Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup) no auditório do Centro Cultural Ariano Suassuna do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PB), em João Pessoa, discutiu alternativas para a crise, visando sensibilizar o governo federal em busca de mais recursos para os Municípios.
Cerca de 150 prefeitos e a maior parte dos representantes da bancada federal paraibana participaram do encontro. Pelo menos 20 gestores admitiram a possibilidade de colapso financeiro caso o atual cenário não se modifique. Eles entregaram uma carta aos parlamentares, pedindo uma solução urgente para o problema.
Em entrevista a imprensa, o deputado municipalista Buba Germano (PSB), se solidarizou e denunciou a situação financeira dos municípios brasileiros e convidou a população a se mobilizar em favor de um novo Pacto Federativo.
Segundo Buba, por conta da queda de repasses para os Municípios, muitos prefeitos estão tendo que promover cortes de despesas para colocar as finanças em dia e tentar honrar os compromissos.
“O repasse do ICMS para os Municípios previstos para o próximo ano é preocupante. Estamos caminhando para o colapso financeiro, por isso estamos apelando para que essa ajuda chegue o mais rápido possível, além do Congresso Nacional aprovar um novo pacto Federativo, fato que vem solucionar de vez a situação caótica que vive os municípios brasileiros”. Afirmou o parlamentar.
“Não estamos pedindo favor a União e sim um reconhecimento daquilo que é mais sagrado que é preservar a vida dos munícipes brasileiros. Essa é uma luta que não cabe divisão. Todos precisamos estar unidos em favor de um Pacto Federativo, que possa mudar a situação financeira dos municípios, que hoje sofrem com o baixo repasse de recursos do Governo Federal”. Disse Buba.
O evento contou ainda com os senadores Cássio Cunha Lima, José Maranhão e Raimundo Lira, além dos deputados federais Efraim Filho, Wellinton Roberto, Benjamim Maranhão, Pedro Cunha Lima, Damião Feliciano, Rômulo Gouveia, Veneziano Vital do Rego e André Amaral e ainda do Secretário Geral da Confederação Nacional dos Municípios, Eduardo Tabosa.
Portal do Curimataú