
Galdino nega atrito com governo sobre LDO, mas manda recado para João: “Se ele não ficar satisfeito, pode recorrer ao judiciário”
Por Redação com PalavraPB - em 4 minutos atrás 1
O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), Adriano Galdino (REP), reforçou na segunda-feira (18) que espera compreensão do governador João Azevêdo (PSB) quanto aos vetos à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), mas não deixou de lançar uma alfinetada política: caso o Executivo não aceite, que busque seus direitos no Judiciário.
“O ato de promulgar lei que o Governo silencia é corriqueiro. Eu acho que o governador vai entender, mas se ele não ficar satisfeito, pode recorrer ao Judiciário”, declarou Galdino em entrevista ao programa Conexão Norte, da Rádio Norte FM.
O episódio ocorre em um momento delicado dentro da base governista. Analistas políticos interpretam a reação do presidente da ALPB como uma resposta à sinalização do governador de que Lucas Ribeiro seria o candidato do grupo ao Governo do Estado em 2026. Embora a indicação ainda não tenha sido oficializada, a movimentação teria sido suficiente para gerar desconforto e, agora, um gesto de firmeza por parte de Galdino.
Historicamente, a relação entre o Legislativo e o Executivo na Paraíba era marcada por harmonia, elemento destacado pelo próprio Galdino como essencial para garantir a governabilidade do governo estadual. A recente divergência sobre a LDO e a sugestão de recorrer ao Judiciário, ainda que indireta, acende um sinal de alerta sobre possíveis tensões futuras entre os poderes.
O presidente da Assembleia destacou que sua intenção não é criar conflito, mas apenas cumprir o rito do processo legislativo, lembrando que perdas de prazo por parte do Executivo já aconteceram em outras leis, tratadas normalmente pela Assembleia.
Desde o episódio, Galdino não manteve contato com o governador ou seus assessores, reforçando a percepção de distanciamento político em um momento estratégico da sucessão estadual.