Justiça revoga prisão de ex-prefeito suspeito de financiar plantação de maconha com mais de 60 mil plantas

Por Redação com G1PB - em 21 segundos atrás 1

A Justiça revogou, nesta quarta-feira (2), a prisão do ex-prefeito de Vista Serrana, Sérgio Garcia da Nóbrega, suspeito de utilizar dinheiro público para financiar uma plantação de mais de 60 mil pés de maconha na zona rural de Malta, no Sertão da Paraíba. A decisão, assinada pelo juiz Sávio José de Amorim Santos, da 5ª Vara Regional das Garantias do Sertão, também concedeu liberdade a outros 10 investigados no caso.

De acordo com a decisão judicial, a prisão preventiva do ex-prefeito não poderia ter sido decretada pelo juiz plantonista, pois este só pode atuar em situações de urgência. Como os fatos investigados ocorreram em 30 de outubro de 2024, o juiz entendeu que não havia justificativa para a urgência, o que invalidou a decisão do magistrado que ordenou as prisões durante o plantão.

Além disso, o juiz afirmou que os investigados colaboraram ativamente com as investigações, o que pesou a favor da revogação da prisão preventiva.

Relembre o caso

O ex-prefeito Sérgio Garcia Nóbrega foi preso no dia 14 de março, durante a operação “Cacimba Nova”, realizada pela Polícia Civil da Paraíba. Segundo as investigações, ele é suspeito de desviar dinheiro público e usá-lo para financiar uma grande plantação de maconha na cidade de Malta.

A operação teve mandados cumpridos nas cidades de Vista Serrana, Condado, Pombal, Sousa e Paulista. Durante as diligências, foram apreendidos documentos, dispositivos eletrônicos e dinheiro em espécie, além da destruição da plantação ilícita.

As investigações apontam que a plantação renderia aproximadamente R$ 13 milhões ao grupo criminoso. Além do tráfico de drogas, o grupo também é suspeito de lavagem de dinheiro e desvio de recursos públicos.

    Sem tags.