Ministério Público investiga supostos crimes cometidos com dinheiro público no município de Desterro

Por Redação com MPPB - em 2 semanas atrás 2

O Ministério Público da Paraíba (MPPB) apura supostos crimes cometidos com dinheiro público pela Prefeitura de Desterro. A investigação é coordenada pelo Promotor de Justiça Rafael de Carvalho Silva Bandeira, do município de Teixeira. O procedimento administrativo foi divulgado no Diário Oficial da instituição, deste sábado (1º). A denúncia aponta o prefeito Valtércio Almeida como responsável pelas acusações.

Além do prefeito Valtércio Almeida outras três pessoas também são citadas na denúncia de dano ao erário público. São elas; Reginaldo Tenorio de Lima, Jhonanthan de Araújo Lima e  Wanderley de Araujo Lima. Os envolvidos são investigados pelo crime de dano ao erário, ato ilícito no âmbito da improbidade administrativa que envolve danos ou prejuízos aos cofres públicos.

O Promotor de Justiça Rafael de Carvalho Silva Bandeira determinou então apuração dos fatos, incluindo a tomada de depoimentos e declarações, requisição de documentos, perícias e informações. A Prefeitura de Desterro e os envolvidos já foram notificados, a gestão municipal e os citados receberam um prazo de 10 dias para se manifestarem.

A cidade de Desterro conta com uma população de pouco mais de 8 mil pessoas, segundo o Censo de 2022. Os resultados foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Como divulgado pelo portal Fonte83, o Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) recebeu uma denúncia apresentada pelo Ministério Público estadual contra o prefeito de Desterro, Valtércio de Almeida Justo. De acordo com a acusação, o gestor deixou de repassar integralmente ao Instituto Municipal de Previdência dos Servidores de Desterro (Desterropreve) as contribuições previdenciárias patronais entre os anos de 2017 a 2020.

    Sem tags.