Paraíba pode ter dois governadores eleitos nas eleições de 2018
Por - em 7 anos atrás 628
Após contar com cinco senadores paraibanos no Congresso Nacional, Cássio Cunha Lima (PSDB-PB), Zé Maranhão (PMDB-PB), Raimundo Lira (PMDB-PB), Fátima Bezerra (PT-RN) e Lindbergh Farias (PT-RJ) – tendo o último nascido em João Pessoa, mas seguido carreira política no Rio de Janeiro – a Paraíba poderá ter dois governadores eleitos no pleito do próximo ano. Uma recente pesquisa para o Governo do Estado do Rio Grande do Norte mostra a senadora paraibana Fátima Bezerra (PT) disparando na frente entre os candidatos ao pleito do próximo ano no estado potiguar.
Em uma pesquisa estimulada encomendada pelo Blog do BG, a senadora Fátima lidera com 20% das intenções de voto, na frente do atual governador Robinson Faria (PSD), que aparece com 15,6%, e do atual prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves (PDT), que aparece com 10,4%. A maioria dos entrevistados respondeu que não votaria em nenhuma das opções, branco ou nulo, o que corresponde a 41,3% dos entrevistados. Já quem não sabe em quem votar ou não respondeu, soma 10%. O ex-prefeito de São Gonçalo do Amarante, o médico Jaime Calado, aparece com apenas 2,6% das intenções de voto.
Não é a primeira vez que a Paraíba conta com paraibanos se destacando na política nacional. A primeira mulher a governar a maior cidade do país foi a paraibana, de Uiraúna, Luiza Erundina (PSOL), em 1988. Atualmente, a mesma é deputada federal pelo estado de São Paulo. Em 2006, o sertanejo, da cidade de Cajazeiras, João Vicente Claudino (PMDB), foi eleito senador pelo estado do Piauí. O mesmo permaneceu no mandato até 2015.
De professora a senadora, a paraibana Fátima Bezerra (PT), da cidade de Nova Palmeira, Seridó paraibano, conquista cada vez mais o eleitorado do Rio Grande do Norte. Simpática, popular e firme nas suas decisões, Fátima é vista como uma mulher corajosa, pois foi na luta em defesa da educação que a mesma se destacou e enveredou na política potiguar. Hoje, com o seu nome posto na disputa, a petista deve surpreender e alcançar o posto de governadora do estado que a estendeu a mão e a mesma defende com tanto zelo.
Por Flávio Fernandes