Paraibano Gustavo Feliciano deve assumir ministério do Turismo em 2026
Por Por Raquel Nuto - em 1 minuto atrás 1
O paraibano Gustavo Feliciano deve assumir o comando do Ministério do Turismo do governo Lula. A indicação, ventilada pela imprensa nacional nesta quarta-feira (17), foi confirmada pelo senador Efraim Filho (União Brasil), presidente da legenda na Paraíba. Filho do deputado federal Damião Feliciano e da ex-vice-governadora Lígia Feliciano, Gustavo já ocupou o cargo de secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico da Paraíba, durante a gestão da mãe.
A escolha ocorre após o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) confirmar a saída de Celso Sabino do Ministério do Turismo, em meio a uma crise interna no União Brasil. Celso foi expulso do partido após contrariar orientações da cúpula e optar por permanecer no governo federal. Para recompor a relação com uma das maiores bancadas da Câmara e garantir maior estabilidade política no Congresso, o Palácio do Planalto aceitou a indicação de um nome do partido para o comando da pasta.
A indicação de Gustavo Feliciano partiu de uma ala do União Brasil alinhada ao governo Lula, formada por cerca de 20 a 22 deputados, entre eles o ex-ministro Juscelino Filho, o líder da bancada Pedro Lucas Fernandes e o próprio Damião Feliciano. O movimento também teria o aval do presidente nacional da legenda, Antônio Rueda, garantindo ao União Brasil a permanência no comando do Ministério do Turismo, mesmo após o rompimento formal da sigla com o governo federal.
