Políticos do Curimataú-PB deverão ser investigados por trocar bolsa família por votos
Por - em 8 anos atrás 704
De acordo com informações, uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) deverá ser encaminhada a Justiça Eleitoral contra políticos da região do Curimataú suspeitos de usarem o Programa do Bolsa Família para obter vantagem eleitoral entre outros crimes, corrupção ativa e passiva eleitoral.
O nome do parlamentar ainda não foi divulgado, mas será anunciado em primeira mão assim que a ação tramitar. Em várias cidades do país a PF já vem atuando em casos que envolveram o Programa do Bolsa Família onde foram expedidos mandados de busca, apreensão e ordem de condução coercitiva. Outros casos de prisões temporárias de parlamentares eleitos e candidatos que usaram o beneficio onde o critério seria a troca por votos.
Poderá ser apurada a participação de vereador eleito do município de forma direta e pessoal no aliciamento de eleitores para obtenção de votos através do oferecimento do beneficio ou até mesmo imposição para mantê-lo.
Denúncias que em campanha eleitoral realizaram reuniões políticas domiciliares em seus redutos eleitorais, nos encontros arregimentavam os supostos eleitores em troca de votos a inclusão no programa, sem passar pela etapa obrigatória de avaliação por assistentes sociais.
O uso indevido do Programa Bolsa Família tem sido alvo da Policia Federal mesmo após o pleito eleitoral de 2016, em alguns casos as investigações apontaram as irregularidades atribuídas a parlamentares municipais presos onde elevaram o volume de benefícios em vésperas de eleições.
Segundo informações na região do Curimataú paraibano tem suplente de vereador preparado ou preparada para assumir vaga de vereador que for cassado.
Com Dema Macedo