Maioria dos servidores ganharam mais de 10%: Aracilba diz que apenas um décimo recebeu 5% de reajuste
Por - em 11 anos atrás 365
A secretária de Finanças da Paraíba, Aracilba Rocha, comentou nesta terça (28) que dos 105.422 servidores estaduais, 40% recebem salário mínimo e contando o aumento dado pelo Governo Federal, o reajuste foi de 6,78%. A segurança que traz 20% dos servidores o reajuste foi de 10%, na Saúde o reajuste ficou entre 5% e 10%, mas mais de 60% dos servidores receberão os 10%. Já no magistério junto com o reajuste do piso que é federal, o governador concedeu mais 5% totalizando 13,57%. “Por fim, em torno de 10% dos servidores é que realmente receberão os 5% nos vencimentos, igual foi dado pelo Governo Federal”, explica.
Já os servidores da inativa tiveram um aumento de 5%, pois não tem benefícios como auxilio alimentação e outros.
Aracilba destacou que foi um grande avanço os reajustes concedidos pelo governo, tendo em vista que há estados que não cumprem sequer o piso do magistério. Ela destacou também o acumulado nos três anos de Ricardo Coutinho. “Em 2010, um soldado da Polícia Militar recebia R$ 1.574, hoje ele tem R$ 2.548. Esse soldado nos últimos três anos teve um incremento salarial de 63% e ganho real de mais de 43% porque a inflação acumulada foi de 19%”, conta.
A secretária esclarece também que no Magistério por determinação federal, o piso nacional é de 8.32% e com o incremento do estado, o reajuste ficou em 13.57%. Um acumulado de 59%. “É tão significativo que a categoria da educação reconhece que foi feito um trabalho especial”, diz.
“Por fim, em torno de 10 a 11% dos servidores que realmente receberam os 5% nos vencimentos, igual ao que foi dado pelo Governo Federal que deu 5% a todos os servidores sem escalonar ninguém, sem fazer diferenciação, nem recuperação salarial nas categorias”, conclui.