Cuité-PB completa 256 de fundação nesta quarta (17)
Por Portal do Curimatau - em 2 meses atrás 80
O município de Cuité, capital do Curimataú paraibano, completa 256 anos de fundação nesta quarta-feira, 17 de julho. A data é feriado municipal.
A programação do aniversário de fundação terá início às 05h30min com a alvorada pelas ruas da cidade com a Filarmônica Municipal Maria Udjagra Fernandes, às 9h – Missa em Ação de Graças na Igreja Matriz Nossa Senhora das Mercês, 18h – lançamento da Feira de Negócios e Empreendedorismo Paraibano (FENEMP 2024), no Centro de Convivência da Criança e do Adolescente, 18h30min – entrega de moradia pelo Programa Casa Nova, na Rua José Teixeira de Lima – Bairro Dr. Júlio César, 19h30 – assinatura da ordem de serviço para ampliação da Escola Municipal professora Eudócia Alves e entrega de veículo para a Educação.
Cuité se destaca, entre outros aspectos, pela força e dinamismo da cidade, além da determinação de sua gente. O município é sede da 4ª Região Geo-administrativa do estado e polo regional com referência para as cidades de Nova Floresta, Sossego, Barra de Santa Rosa e Jaçanã-RN. Município possuidor de um clima frio e de topografia plana, Cuité é habitada por um povo, amigo, ordeiro, trabalhador, honesto e hospitaleiro, se destacando também na Educação com a Universidade Federal de Campina Grande – UFCG, enquanto que na economia possui um comercio crescente, além de duas agências bancárias (Banco do Brasil, Caixa Econômica e Bradesco).
Na comunicação possui duas Emissoras de Rádios a 89 FM e a Caminhando na Luz, com grande audiência em toda região. O esporte sempre foi destaque em toda região, principalmente nas décadas de 60, 70, 80 e 90, com as equipes do Cuité Esporte Clube, Expressinho e América. O Carnaval 40 Graus e o São João se constiuiu nas duas maiores festas populares da região, com destaque em todo estado. Além disso, conta com o centro universitário da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) que foi inaugurado em 1° de setembro de 2006. Além de sua missão acadêmica,o campus vem contribuindo com a cultura da região, abrindo as portas do Museu do Homem do Curimataú em 2009, espaço que possibilita o diálogo com escolas e comunidades, em um espaço de reconhecimento histórico. Através do Festival Universitário de Inverno e da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, busca-se unir ciência, tecnologia, arte, cultura; unindo também universidade e comunidade em um processo ampliado de inclusão e participação social e educacional. Com a construção do Horto Florestal do Olho da Bica, está sendo aberto um novo espaço de preservação e pesquisa ambiental, além da revitalização de um espaço de turismo ecológico para toda a região.