Em Cuité-PB, eleição do Sindicato Rural mexe com cenário político do município

Por - em 6 anos atrás 604

cuite chapasSe a Paraíba é um estado de política permanente, a cidade de Cuité não é diferente. Uma simples eleição de uma entidade sindical é capaz de mexer com o xadrez político da maior cidade da região.

A vitória desta segunda-feira (23) dos sindicalistas Everaldo Andrade e Evanuel Moreira ultrapassa as paredes da instituição que tem como bandeira a defesa dos agricultores e respinga diretamente na política local.

A dupla vencedora, que já comandou o sindicato por mais de uma década, tem como padrinhos os ex-prefeitos e líderes do atual bloco de oposição, Bado Venâncio (PSL) e Euda Fabiana (Patriotas).

Já a dupla que perdeu o pleito, Alexandre Fonseca e João Tavares, conta com o apadrinhamento do prefeito e líder da situação local, Charles Camaraense (PPS). O apoio não foi o suficiente para a vitória.

E por que a eleição mexe com o cenário político? Porque como todos sabem, os dois blocos terão candidaturas próprias nas eleições estaduais deste ano na disputa por uma vaga na Assembleia Legislativa.

Certamente, a eleição sindical foi um termômetro para medir a aceitação de ambos e, como a diferença de uma chapa para outra foi de apenas 15 votos, sinaliza que teremos uma disputa acirrada.

Outra leitura pode ser feita. Nem um grupo está tão desgastado como se propaga, nem outro está tão bem na fita como anunciam. Que chegue outubro.

Segundo informações, a chapa derrotada no pleito deve recorrer à justiça e mais uma vez judicializar a eleição.

Blog do Flávio