
Em Diamante-PB Polícia Federal deflagra Operação contra falsificação de Seguro Defeso por Colônia de Pescadores
Por Por Verton Ribeiro (@vertonrbr) - em 56 segundos atrás 1
Nesta quarta-feira (30), a Polícia Federal deflagrou a Operação Rede de Arrasto para investigar um esquema de fraude envolvendo o seguro-defeso em Diamante/PB. O objetivo do esquema era fazer com que pessoas que nunca exerceram a atividade de pesca fossem cadastradas como pescadores artesanais, permitindo que recebessem indevidamente o benefício pago pelo Governo Federal durante os períodos de proibição da pesca, conhecidos como “defeso”.
O responsável por essa fraude era o presidente de uma colônia de pescadores local, que cobrava mil reais de cada pessoa para incluí-la nos cadastros fraudulentos. O seguro-defeso, que visa garantir uma compensação financeira aos pescadores durante os períodos em que a pesca é suspensa para preservação ambiental, foi usado como alvo de exploração. Ao falsificar os cadastros, o presidente da colônia possibilitava que pessoas que nunca pescaram pudessem acessar o benefício de forma ilegal.
A descoberta do esquema ocorreu após investigações que apontaram a falsificação de documentos e o uso de informações falsas para obter o benefício de forma indevida. Como resultado, a Polícia Federal cumpriu mandados de busca e apreensão em Diamante, dando continuidade à operação para desmantelar a fraude e responsabilizar todos os envolvidos.