Fazendo parte do cotidiano de 79% da população brasileira o Rádio está mais forte do que nunca; diz pesquisa

Por Redação - em 1 hora atrás 4

Mesmo na era do streaming e das redes sociais, o rádio segue como um dos principais meios de consumo de áudio no Brasil. Segundo um levantamento da Kantar IBOPE Media, 79% da população do país sintoniza no rádio regularmente.

Uma pesquisa recente divulgada pelo Marketing Charts revelou que 95% das pessoas afirmam que pretendem manter ou aumentar o consumo de rádio nos próximos meses. O dado reflete a força e a relevância contínua desse meio de comunicação no cotidiano da população, mesmo diante da ascensão de novas tecnologias e plataformas digitais.

Muitos poderiam imaginar que o rádio perderia sua relevância. No entanto, ele segue sendo um meio indispensável para milhões de brasileiros.Pessoa idosa sentada com um rádio no colo. Só conseguimos ver as mãos e o rádio. Consumo de rádio no brasil

Mas o que explica essa longevidade?

Acessibilidade – O rádio é gratuito e não exige conexão com a internet, tornando-se um dos meios mais democráticos de comunicação.

Companhia – Seja no trânsito, no trabalho ou em casa, ele se encaixa na rotina diária dos ouvintes, proporcionando informação e entretenimento sem interrupções.

Proximidade – As rádios locais desempenham um papel fundamental na divulgação de notícias, eventos e campanhas regionais. Isso cria uma conexão única com o público.

Credibilidade – Diferente de outros meios, o rádio possui um alto índice de confiança. Isso impacta diretamente na percepção positiva das marcas anunciantes.

Na imagem vemos uma mão de um homem que está dentro de um carro, essa pessoa esta mexendo no rádio do carro. Rádio no BrasilAlém disso, o rádio se reinventou nos últimos anos. Muitas emissoras ampliaram sua presença para o mundo digital, transmitindo sua programação via streaming e aplicativos, aumentando ainda mais o alcance do conteúdo.

O aumento do consumo de áudio digital, incluindo podcasts e rádios online, reforça ainda mais a relevância do rádio tradicional.

Muitas emissoras estão se adaptando ao novo comportamento do público e expandindo sua presença para aplicativos e plataformas digitais, ampliando ainda mais seu alcance.

Se antes havia dúvidas sobre o futuro do rádio, hoje a resposta é clara: ele continua evoluindo, inovando e sendo uma das mídias mais eficazes para comunicação e publicidade.

A presença contínua desse meio na vida dos brasileiros prova que a voz do rádio nunca se apaga. Para marcas que desejam aumentar seu alcance e engajar consumidores de forma autêntica, essa é uma escolha certeira.

De acordo com o Kantar IBOPE Media, os dados demonstram que o rádio se consolida como o principal meio de áudio no Brasil, pelo expressivo alcance da população.

Confira demais dados da pesquisa:

  • os brasileiros dedicam, em média, 3 horas e 55 minutos por dia à escuta do rádio;
  • a mídia demonstra forte apelo local, com 69% dos ouvintes buscando ouvir informações sobre suas cidades;
  • 77% reconhecem a agilidade da mídia, como fonte rápida de informação e
  • 58% confiam no rádio para se manterem informados.

 

    Sem tags.