Idosos de Serra dos Brandões visitam o geo sítio Mina Brejuí

Por - em 6 anos atrás 741

mina brejuiO Programa Vida Ativa, parceria entre Gestão Municipal de Picuí, Seridó paraibano através da Secretaria de Assistência Social e o Banco do Nordeste, dentro do projeto “Relembrar e Viver” projeto desenvolvido pela equipe do CRAS e  coordenação das políticas públicas para os idosos, proporcionou aos idosos do Distrito de Serra dos Brandões nesta sexta, 24 de agosto, uma visita ao Geossítio Mina Brejuí, localizado a 10km do centro de Currais Novos/RN.

 
Neste geossítio estão situados atrativos turísticos que compõem o Parque Temático Mina Brejuí, criado em 2000 e que até 2009 já tinha recebido mais de 26 mil visitantes, entre turistas e estudantes do Brasil e exterior, com destaque para: i) os Túneis e as Galerias [passeio por cerca de 300 metros de túneis e galerias devidamente adaptados à visitação turística, onde o visitante conhece as rochas da região, podendo visualizar a scheelita com o auxílio do mineralight (equipamento usado no estudo da fluorescência dos minerais)], as chaminés (por onde passava o minério de um nível para outro da mina) e as colunas de sustentação da mina; ii) Memorial Tomaz Salustino (museu que conta a história do fundador da mina); iii) Museu Mineral Mário Porto (local com inúmeros exemplos de minerais e rochas); iv) Mirante das Dunas (dunas formadas pelo acúmulo de rejeito da mina); v) Igreja de Santa Tereza (construída na vila dos operários da mina); e vi) Gruta de Santa Bárbara (construída em homenagem à santa).
 
A mina Brejuí é considerada a maior minha de scheelita da América do Sul. Em Currais Novos, este minério foi descoberto ao acaso, quando o  vaqueiro José Dias aboiava o gado na propriedade do Desembargador. Tomaz Salustino. A rocha brilhante foi entregue ao  o proprietário das terras que a enviou para ser analisada no estado do Rio de Janeiro, em 1943. Depois de alguns dias recebeu o resultado da analise da rocha, confirmando que era o minério scheelita do qual se extraia o tungstênio, metal que estava sendo usado nas indústrias metalúrgicas.
 
Pelas proximidades com o município de Picuí, a mina Brejuí traz grandes recordações aos membros do Programa Vida Ativa, pois no auge da extração da scheelita, dezenas de garimpeiros picuienses trabalharam no local. 
Ascom