Manifestações a favor do impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT) ocorrem neste domingo (17) pelo país. Os deputados federais votam se abrem, ou não, o processocontra a presidente em sessão na Câmara.
Manifestações contra o impeachment de Dilma também foram registradas em cidades do país. Municípios como o Rio de Janeiro e Brasília tiveram esquema especial de segurança para evitar confronto entre grupos de posições contrárias – eles não podem se manifestar nos mesmos locais.
Na capital federal, um alambrado divide os espaços destinado a cada grupo.
Veja a situação em cada estado e no DF:
impeachment no Centro de Rio Branco.
(Foto: Aline Nascimento/G1)
ACRE
Favoráveis ao impeachment se reuniram em frente ao Palácio Rio Branco, na capital acreana. A concentração começou por volta das 16h (horário de Brasília) A organização estima ao menos 1,2 mil pessoas no ato.
Manifestantes em Maceió. (Foto: Carolina
Sanches/G1)
ALAGOAS
Grupo favorável ao impeachment se reuniu na Praça Gogó da Ema, na orla da Ponta Verde, em Maceió. Segundo os organizadores, cerca de 12 mil participaram do ato. A PM não divulgou estimativa.
Integrantes do Movimento Brasil convocaram manifestantes para acompanhar a votação na Câmara por meio de um telão.
AMAPÁ
Em Macapá, os manifestantes favoráveis à saída da presidente se concentram na na Praça do Coco, orla da capital. No começo da noite, os organizadores afirmaram ter reunido 400 pessoas.
A PM informou que só vai divulgar público ao final dos atos.
Segundo o Movimento Brasil Livre, o telão montado no espaço não funcionou, mas os manifestantes permaneceram no local, com carro de som e microfones.
(Foto: Jamile Alves/G1 AM)
AMAZONAS
Em Manaus, organizadores estimam que 5 mil pessoas estava reunidas às 18h30 na Praia de Ponta Negra. A polícia estima que 700 pessoas participavam do ato no horário.
A organização montou telões e colocou carros de som para a transmissão da votação sobre o processo.
(Foto: Maiana Belo/ G1)
BAHIA
Manifestantes se reuniram no Jardim de Alah, orla de Salvador para demonstrar apoio ao processo de impeachment.
No fim da tarde, após uma forte chuva, parte dos manifestantes que acompanhvam o telão seguiu para um hotel na região.
De acordo com os organizadores, a estimativa de participantes no local era de 6 mil pessoas. Segundo a PM, 2 mil pessoas participaram até as 17h30, horário em que a chuva começou a cair.
sentados na grama em Fortaleza (Foto: G1)
CEARÁ
Manifestantes a favor do impeachment se concentraram na Praça Portugal, em Fortaleza. No local, a votação na Câmara dos Deputados foi transmitida por um telão.
A organização contabilizou 10 mil pessoas no meio da tarde, enquanto a Secretaria da Segurança, 1.500.
Os responsáveis pelo protesto montaram um painel com fotos dos deputados cearenses que devem votar contra a saída de Dilma Rousseff, chamado de “muro da vergonha”.
em Brasília (Foto: Bárbara Nascimento/G1)
DISTRITO FEDERAL
A Polícia Militar informou que 18 mil pessoas a favor do impeachment participavam de protestos na Esplanada dos Ministérios por volta das 17h.
A concentração começou por volta das 12h na via atrás da Esplanada dos Ministérios, quando manifestantes favoráveis ao impeachment estacionaram dois carros de som.
O juiz Sérgio Moro ganhou uma versão gigante como super-homem inflável na manifestação. O boneco tem cerca de sete metros de altura. Devido ao calor, muitos manifestantes sentaram aos pés do boneco inflável para ficar à sombra.
Praça do Papa (Foto: Juliana Borges/ G1 ES)
ESPÍRITO SANTO
Em Vitória, segundo os organizadores, por volta das 17h, 5 mil pessoas participavam do ato. A polícia estimou o público em 1000 pessoas. O grupo pró-impeachment assiste à votação na Câmara em telões na Praça do Papa.
Em Vila Velha, manifestantes pró-impeachment se concentraram em um posto próximo à Terceira Ponte, que liga o município à capital do Espírito Santo. O grupo começou a chegar às 14h30. A polícia estima que 1 mil estiveram no local.
Praça Tamandaré, em Goiânia (Foto:Sílvio Túlio/G1)
GOIÁS
Manifestantes favoráveis ao impeachment se concentraram na Praça Tamandaré, no Setor Oeste, em Goiânia.
Segundo os organizadores, cerca de 1,3 mil pessoas, vestidas de nas cores verde e amarelo, chegaram a se reunir no local e exibiram faixas pedindo a saída da presidente. Segundo a PM, por volta das 17h25, eram 200 pessoas.
Lava Pés, em Cuiabá (Foto: Lislaine dos
Anjos/ G1)
MATO GROSSO
Um telão foi colocado na Praça Oito de Abril, região central de Cuiabá, para a transmissão ao vivo da sessão da Câmara. Os organizadores dizem que chegaram a contar com a participação de 2 mil pessoas no ato. Até 20h, a Polícia Militar não informou a estimativa de público.
Carros de som também fecharam a Avenida Lava Pés e a Rua Estevão de Mendonça para manifestação a favor da saída de Dilma do cargo.
(Foto: Graziela Rezende/G1 MS)
MATO GROSSO DO SUL
Em Campo Grande, manifestantes a favor do impeachment se concentraram em frente ao Ministério Público Federal (MPF), na avenida Afonso Pena. Os organizadores falam em 8 mil pessoas e a Polícia Militar (PM) estimava em 350 manifestantes, por volta 17h50. O telão foi montado na pista sentido Parque dos Poderes e o trânsito, interditado no local.
Em Dourados, um telão foi instalado na Praça Antônio João. Cerca de 80 pessoas chegaram a acompanhar a sessão da Câmara no local. A estrutura foi montada pela Associação Comercial e Empresarial do município (Aced). A Polícia Militar (PM) não divulgou estimativas de público.
MINAS GERAIS
Em Belo Horizonte, a manifestação ocorreu na Praça da Liberdade. Segundo o movimento Renova Brasil, eram 8 mil manifestantes às 15h45.
Em Pouso Alegre, manifestantes se reuniram na Praça Senador José Bento e percorreram as principais ruas da cidade.
Segundo os organizadores do ato, cerca de 6 mil pessoas se reuniram a favor do impeachment. Já a Polícia Militar disse que a movimentação reuniu 1,5 mil pessoas na cidade.
Em Poços de Caldas, a concentração aconteceu na Praça Pedro Sanches, no Centro da cidade. Com camisetas nas cores da bandeira do Brasil, os participantes percorreram as principais ruas do Centro da cidade e pararam varias vezes para cantar o hino nacional. Segundo a organização, o ato reuniu cerca de mil pessoas. A PM não havia divulgado o número de participantes até as 13h.
Em Uberaba, na cidade do Triângulo Mineiro, um grupo de aproximadamente 280 pessoas, segundo organizadores, foram para a Avenida Leopoldino de Oliveira em passeata pró-impeachment. Vestidos de roupas verde e amarelo, os manifestantes seguem atrás de um carro de som e utilizaram cartazes, bandeiras e faixas. A Polícia Militar acompanha o ato.
Em Varginha, manifestantes se concentraram na Praça do ET, também vestindo roupas com as cores da bandeira do país. Segundo a Polícia Militar, cerca de 50 pessoas participaram. Já os organizadores não informaram o número de presentes.
República, em Belém (Foto: Arthur Sobral/G1)
PARÁ
Um grupo de manifestantes se reuniu noCentro de Belém para apoiar o pedido de abertura do impeachment. Segundo o movimento ‘Corrente do Bem pelo Brasil’, cerca de duas mil pessoas participaram do ato, que iniciou pouco depois das 9h, ocupando parte da praça da República, no bairro de Nazaré, e se encerrou ao meio-dia. A estimativa da Polícia Militar é de que mil pessoas tenham participado.
pró-impeachment se abrigam em restaurante
(Foto: Umberlândia Cabral/Jornal da Paraíba)
PARAÍBA
Em João Pessoa, os primeiros manifestantes pró-impeachment começaram a chegar na região do Busto de Tamandaré, na orla marítima, por volta das 14h20 deste domingo. Por causa da chuva que causou a falta de um telão, os manifestantes acabaram se acomodando em restaurantes da região e assistindo à sessão nesses estabelecimentos. Segundo os organizadores, o ato reuniu 200 pessoas. A Polícia Militar ainda não divulgou estimativas na cidade.
Em Campina Grande, o ato pró-impeachment ocorreu na Praça da Bandeira, no Centro da cidade, e contou com a participação de 60 pessoas, segundo os organizadores. A PM ainda não divulgou estimativa.
assistem à sessão (Foto: Bruno Fávaro/RPC)
PARANÁ
Dois atos a favor do impeachment são realizados em Curitiba. Na Praça Santos Andrade, um grupo assistiu à sessão da Câmara dos Deputados em dois telões. Segundo a organização do protesto, são 15 mil pessoas reunidas – a Polícia Militar (PM) contabiliza 4 mil pessoas.
Já em frente à sede da Justiça Federal, um grupo se reúne em ato de apoio ao juiz Sérgio Moro – a PM calcula o movimento em 500 pessoas, e a organização apontou mil pessoas.
na Praia de Boa Viagem (Foto: Thays Estarque/G1)
PERNAMBUCO
No Recife, cerca de 20 mil pessoas se reuniram na praia de Boa Viagem, Zona Sul, segundo os organizadores. A PM não havia divulgado estimativas de quantas pessoas acompanhavam a votação por um telão instalado.
para acompanhar a votação (Foto: Ellyo Teixeira/G1)
PIAUÍ
Em Teresina, a manifestação a favor do impeachment ocorreu na Avenida Raul Lopes, na Zona Leste, embaixo da Ponte Estaiada, e reuniu mil pessoas, segundo a organização. Para a PM, 300 participam do protesto. Uma estrutura com telão e trio elétrico para que os presentes acompanhem a votação na Câmara.
em Copacabana (Foto: Alexandre Durão/ G1)
RIO DE JANEIRO
No Rio de Janeiro, a concentração do ato pró-impeachment começou perto das 14h em Copacabana, na Avenida Atlântica. Três telões foram instalados em pontos da orla para os grupos acompanharem a votação do impeachment na Câmara dos Deputados.
Os manifestantes vaiavam os que votaram a favor do governo e aplaudiram os que votaram pelo impeachment. Os organizadores não divulgaram o número de manifestantese e a PM não fez estimativa de público.
Em Barra Mansa, cerca de 300 manifestantes que pediam o impeachment da presidente Dilma se reuniram na Praça das Nações Unidas, no bairro Ano Bom, de acordo com os organizadores. Para a PM, 100 pessoas acompanharam a votação pelo telão.
Em Cabo Frio, o trânsito na orla da Praia do Forte foi fechado por conta da manifestação pró-impeachment. Segundo os organizadores e a Polícia Militar, cerca de 200 pessoas participaram do ato.
Em Resende, aproximadamente 60 pessoas, de acordo com a organização, foram para as ruas manifestar no fim da tarde. A Polícia Militar não informou o número de participantes.
Em Campos dos Goytacazes, manifestantes pró-impeachment se reuniram na Praça São Salvador. Segundo os organizadores, os manifestantes somavam 300 pessoas. A PM divulgou o número de 150 manifestantes no local.
Em Petrópolis, os manifestantes se reuniram na Praça Dom Pedro, no Centro, na Região Serrana do Rio, para apoiar o impeachment. A estimativa da PM é de 110 pessoas.
no Centro (Foto: Gustavo Garcia/G1)
Em Teresópolis, aproximadamente 20 pessoas, de acordo com a estimativa da Polícia Militar, se reuniram na Praça Olímpica para apoiar o impeachment da presidente.
Volta Redonda: Aproximadamente 800 pessoas, segundo a PM, foram às ruas para protestar a favor do impeachment. De acordo com a organização, cinco mil pessoas participavam da manifestação até as 11h45. Vestindo roupas verde e amarelas e segurando a bandeira do país, elas se concentraram na Praça Brasil, na Vila Santa Cecília e caminharam até o Escritório Central. Eles também pediam o fim da corrupção.
Em Nova Friburgo, Região Serrana do Rio, o grupo que pede a saída de Dilma estava reunido desde 14h para assistir a votação pelo telão montado na Praça Getúlio Vargas. Segundo a PM e os organizadores, cerca de 50 pessoas participavam do ato.
RIO GRANDE DO NORTE
do Tirol, na Zona Sul de Natal (Foto: Anderson Barbosa/G1)
Em Natal, o grupo que pede a saída da presidente se reuniu em ato na praça Cívica, no Tirol, Zona Leste. Às 17h50, a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Sesed) anunciou que 1.200 pessoas estariam na praça Cívica. Segundo os organizadores, são 2.500 manifestantes.
assistem à sessão (Foto: Eduardo Deconto/G1)
RIO GRANDE DO SUL
Em Porto Alegre, manifestantes favoráveis à saída de Dilma do governo se concentraram em um acampamento no Parcão. Os organizadores montaram uma estrutura com dois telões para o acompanhamento da votação.
Segundo organizadores, cerca de 40 mil pessoas participaram do ato por volta das 18h30. A polícia não divulgou estimativa de público.
Em Santa Maria, 600 pessoas participaram do ato, segundo os organizadores, e acompanharam a votação por telões. A PM não divulgou estimativas.
Também ocorreram manifestações em Santo Ângelo, onde os organizadores disseram reunir 500 pessoas, Bagé, onde participaram participam cerca de 120 pessoas segundo a Brigada Militar e 200 segundo a organização e Caxias do Sul, onde 350 pessoas se reuniram, segundo a Brigada Militar.
RORAIMA
de uma tenda na Praça do Centro Cívico, em Boa Vista.
(Foto: Jackson Félix / G1)
Manifestantes favoráveis ao impeachment de Dilma Rousseff (PT) se reuniram a partir de 14h30 (15h30 de Brasília) na Praça do Centro Cívico, em Boa Vista, para acompanhar a votação do processo na Câmara dos Deputados. Um telão foi instalado debaixo de uma tenda para que o grupo assistisse a sessão. O ato foi organizado pelo movimento Vem Pra Rua e segundo os coordenadores, cerca de 250 pessoas estiveram no local. Conforme a Polícia Militar, foram 150 pessoas.
a favor do impeachment (Foto: PM/Divulgação)
SANTA CATARINA
Em Florianópolis, na Avenida Beira Mar-Norte, pouco antes das 16h, manifestantes a favor do impeachment se reuniam na região do trapiche. Segundo organização, 4 mil pessoas estavam reunidas no local naquele horário. A PM estima que 2 mil estavam no local por volta das 19h.
Em Joinville, os manifestantes se reuniram na praça da Bandeira, no centro da cidade. Segundo a Polícia Militar, 200 pessoas participavam do movimento às 19h.
Em São Miguel do Oeste, a Polícia Militar diz que cerca de 100 pessoas participam do ato a favor do impeachment na cidade. O G1não conseguiu contato com a organização.
Em Lages, de acordo com a PM, havia 30 participantes às 11h30 no protesto em Lages. Em Canoinhas, cerca de 250 pessoas participaram do ato, segundo a PM. Ainda de acordo com a Polícia Militar, os dois atos encerraram pouco depois das 11h30. O G1 não conseguiu contato com a organização das duas manifestações.
Em Criciúma, integrantes do Movimento Brasil Livre (MBL), a favor do impeachment, se reuniram desde as 14h em um estabelecimento comercial no Centro da cidade para acompanhar a votação em um telão. Conforme a organização, havia 40 pessoas às 16h. Não havia estimativa da PM.
Em Blumenau, onde distribuíram coxinhas, 350 pessoas estavam reunidas por volta das 20h, segundo a organização. A PM calculou 200 às 20h30, com diminuição do número de pessoas às 21h30.
Em Jaraguá do Sul, a PM registrou também uma manifestação a favor do impeachment com a participação de 300 pessoas às 20h. O G1 não conseguiu contato com os organizadores.
Na cidade de Itapema, por volta das 20h30, cerca de 50 pessoas estavam reunidas na Praça da Paz para acompanhar a votação, de acordo com a Polícia Militar. O G1 também não conseguiu contato com a organização.
Em Xanxerê, uma manifestação a favor do impeachment reunia 10 pessoas pouco antes das 20h, segundo a PM. O protesto terminou às 19h50.
Em Timbó, às 19h30, cerca de 40 pessoas a favor do impeachment assistiam à votação da Câmara dos Deputados em um telão em uma choperia, segundo a PM. O ato começou às 14h.
Em Balneário Camboriú, o ato a favor do impeachment começou por volta das 14h. Um telão foi instalado na praça Almirante Tamandaré, na Avenida Atlântica. De acordo com a PM, 200 pessoas acompanhavam a votação às 20h30. O G1 não conseguiu contato com a organização.
Dilma Rousseff é estacionado na Paulista (Foto:
J. Duran Machfee/Futura Press/Estadão Conteúdo)
SÃO PAULO
Na capital paulista, os manifestantes a favor do impeachment se reuniram na Avenida Paulista. Sob forte calor, pessoas usavam roupas de pato e faziam selfies com o público na Paulista nesta manhã.
Em Araçatuba, cerca de 400 manifestantes contra Dilma se encontraram na praça João Pessoa para acompanhar a votação na Câmara dos Deputados. PM afirma que 250 passaram pelo local.
Em Avaré, manifestantes se concentraram às 10h30 no Largo São João. Carregando faixas e bandeiras do Brasil, eles cantaram o Hino Nacional e saíram em passeata pelas ruas da cidade. O ato foi pacífico e durou aproximadamente 1h30. Segundo os organizadores e a Polícia Militar, cerca de 500 pessoas participaram da passeata.
Em Bauru, o ponto de encontro dos manifestantes favoráveis ao impeachment da presidente Dilma foi a quadra 19 da Avenida Getúlio Vargas. Para os organizadores 500 pessoas participaram do ato, já a PM estima em 300.
Em Campinas, os organizadores informaram que 30 mil pessoas se manifestaram. A Polícia Militar não divulgou estimativas sobre o número de pessoas. As primeiras informações da Guarda Municipal, ainda durante a tarde, eram de 300 pessoas, às 15h.
Em Cerquilho, no interior, 1 mil participaram de ato contra a presidente Dilma, segundo a organização. Para PM, 500 protestaram.
Em Franca, cerca de 3,5 mil participaram de um protesto a favor do impeachment da presidente. Segundo o grupo Inconformados Francanos, organizador do ato, a mobilização durou duas horas. A PM estima que 2 mil pessoas participaram da manifestação pela manhã.
(Foto: Oscar Herculano / EPTV)
Em Indaiatuba, a manifestação a favor do impeachment começou às 10h com concentração no Parque Ecológico da cidade. Moradores participaram de um caminhada pacífica dentro do próprio Parque Ecológico. O ato acabou por volta das 12h. Os organizadores falam em 2,5 mil pessoas no protesto. A PM não divulgou o número de participantes.
Em Jaú, grupo começou a concentração por volta das 10h30, no Centro da cidade. Segundo os manifestantes, 1.500 pessoas participam do ato. A Polícia Militar estimou o público em 750 manifestantes. As pessoas gritam palavras de ordem contra o governo e carregam faixas. O grupo seguiu em passeata até a sede da prefeitura. A PM acompanha o ato, que segue pacífico.
em Piracicaba (Foto: Edijan Del Santo/ EPTV)
Em Piracicaba, vestidos de verde e amarelo e com balões nas mãos, um grupo de manifestantes a favor do impeachment de Dilma Rousseff se reuniu na Praça José Bonifácio, no Centro de Piracicaba, na manhã deste domingo (17). Cerca de 1,5 mil participantes estiveram no ato, segundo os organizadores. A Guarda Municipal estimou 1 mil pessoas.
Em Santos, grupos favoráveis ao impeachment se reuniram, no início da tarde deste domingo (17), na Praça da Independência, em Santos, no litoral de São Paulo, para acompanhar a votação do processo na Câmara dos Deputados. De acordo com informações da Polícia Militar, cerca de 1 mil pessoas estavam no local. A organização do protesto fala em 3 mil pessoas.
Em São Carlos, manifestantes favoráveis ao impeachment da presidente começaram a se reunir na Praça do Mercado Municipal, no Centro de São Carlos, na manhã deste domingo (17). O ato foi coordenado pelo grupo Vem Pra Rua, conta com carro de som e pede também transparência nas operações do BNDES e proteção à Operação Lava-Jato. Os organizadores afirmaram que cerca 300 pessoas participaram. A PM informou que eram 200.
Em São José dos Campos, segundo a organização do protesto, 1.000 pessoas se reuniram na Praça Afonso Pena. A Polícia Militar estima cerca de 80 pessoas.
Em Sorocaba, um grupo com faixas e cartazes se concentrou na praça Carlos Alberto de Souza, no Campolim. Segundo a Polícia Militar, cerca de 400 pessoas participaram do ato segundo a Polícia Militar e os organizadores.
Em Ribeirão Preto (SP), manifestantes acompanharam a votação do impeachment em um telão no cruzamento da Rua Marechal Deodoro com a Avenida Nove de Julho, no bairro Alto da Boa Vista. Segundo o movimento Brasil Limpo, por volta das 16h, cerca de 600 pessoas participavam do ato. A Polícia Militar contabilizava 150 manifestantes.
Também foram registradas manifestações em Itapeva, Avaré, Mogi das Cruzes, Araras, Arujá, Jacareí, Jundiaí, Araraquara, Salto, Tatuí, Boituva, Taubaté, Praia Grande, Itapira, Holambra, Rio Claro, Limeira, Sertãozinho, Pirassununga, Tupã e Votuporanga.
Bairro 13 de Julho em Aracaju (Foto: Marina Fontenele/G1)
SERGIPE
Manifestantes se reuniram no Bairro 13 de Julho. O grupo acompanhou a movimentação através de telões. Segundo os organizadores, cerca de 2 mil pessoas estavam no local. A Polícia Militar informou que não vai divulgar os números.
G1