prefeito de Ielmo Marinho-RN é preso por suspeita de integrar organização criminosa

Por Redação com Tribuna do Norte - em 34 segundos atrás 1

A Polícia Civil do Rio Grande do Norte prendeu em flagrante, nas primeiras horas desta quarta-feira (28), o prefeito de Ielmo Marinho, Fernando Batista Damasceno (MDB), conhecido como Fernando de Canto de Moça, durante a Operação Securitas. A ação foi deflagrada para investigar uma organização criminosa suspeita de intimidar adversários políticos, com possível participação de agentes com mandato eletivo e de um policial militar.

Segundo a corporação, o gestor é apontado como líder do grupo e foi detido por tentar atrapalhar as investigações. No momento do cumprimento das ordens judiciais, ele teria tentado ocultar provas ao arremessar dinheiro e um aparelho celular para fora da residência.

As diligências ocorreram nos municípios de Ielmo Marinho, São Gonçalo do Amarante, Natal e Parnamirim, na Grande Natal, com o cumprimento de sete mandados de busca e apreensão. O objetivo é reunir novos elementos probatórios para esclarecer, principalmente, suspeitas de porte ilegal de arma de fogo, constituição de milícia privada e organização criminosa, além de identificar outros possíveis envolvidos. Foram apreendidos documentos, valores, armas e dispositivos eletrônicos, incluindo celulares.

As investigações tiveram início em 2023 e, de acordo com a Polícia Civil, indicam que o grupo criminoso possuía um núcleo armado e capilaridade político-administrativa, estruturado para utilizar violência e intimidação no ambiente político local. Entre os investigados, além do prefeito, estariam ocupantes de mandato legislativo e um policial militar.

Um dos fatos que impulsionaram a apuração foi uma ocorrência registrada em Ielmo Marinho, quando houve a informação de que homens fortemente armados estariam no interior da Câmara Municipal, supostamente para realizar segurança privada de um parlamentar e intimidar opositores. Na ocasião, foi apreendido um arsenal com armas e munições, incluindo calibres restritos .40 e .45, além de outros materiais.

    Sem tags.