Raminho Lopes uma história de vida que contribuiu com o desenvolvimento de Nova Floresta e Região
Por - em 9 anos atrás 1652
Ele é empresário, foi dono do Batimento de sisal que gerou muitos empregos e renda pra região e ainda foi prefeito durante dois mandatos. Severino Ramos de Oliveira, conhecido carinhosamente por todos como Seu Raminho, que sempre morou na Rua Felinto Florentino, onde sua casa já se tornou marcante na cidade.
Seu Raminho é casado há 59 anos, tem 3 filhos – Rolderick já falecido, era advogado e dá nome a maior escola Estadual da cidade; Raldeck, promotor público; Rosiane, funcionária do Tribunal Regional Eleitoral; Rosimeri e Roncali que trabalha no ramo imobiliário. Atualmente Seu Raminho está aposentado e conta que trabalhou na agricultura e entrou na política por acaso. Foi vereador, presidente da Câmara, foi prefeito por dois mandatos dos anos de 1993 até 1997 e de 2001 a 2004. Dentro do seu período de prefeito, Seu Raminho destaca como uma das suas principais ações a eletrificação rural, que chegou a beneficiar municípios vizinhos, a exemplo de Picuí.
Além disso, ele destaca a educação que cresceu muito em seu mandato, o hospital que funcionava também como maternidade, a violência que apresentava baixos índices. Trabalhou na Saelpa por 6 meses na função de diretor financeiro no ano de 1999. Depois dessas atividades, Seu Raminho voltou à atividade agrícola na produção de sisal. Ele conta que no ano de 1962 foi convidado pela empresa Nascimento Companhia para ser preposto em compra de sisal. Nos anos de 1970 ele passou a responder pela filial de uma empresa de sisal e foi nessa época que ele implantou o batimento, gerando muitos empregos para a população local, contabilizando cerca de 85 pessoas com carteira assinada.
Outra empresa que gerou muita renda no município foi a Cozite. Durante esse período, Nova Floresta estava entre os 15 maiores PIB da Paraíba. Com o tempo o sisal que era utilizado na produção de fibras para cordas, por exemplo, foi substituído pelo petróleo e o polipropileno.
Seu Raminho conta saudoso dos tempos passados em Nova Floresta, com hospital e maternidade, com grandes festas juninas. Lembra do período dos anos de 2001 a 2004 onde na cidade de Nova Floresta foram contabilizados apenas 2 homicídios. Ele lembra que a cidade de Nova Floresta foi à primeira na região a ser toda coberta pela eletricidade, na zona urbana e rural. Para os próximos anos, tendo em vista que estamos às vésperas da eleição municipal, Seu Raminho diz que olha para o futuro com otimismo, esperando que o prefeito e os vereadores eleitos tenham um compromisso sério com a melhoria da nossa cidade, trabalhando em conjunto em função do progresso da cidade, com a redução da criminalidade, melhoria na saúde, educação, infraestrutura.
Com RedeMaisNotícias.