Senador Maranhão viabiliza liberação de 800 mil para construção de UBS no Distrito de Santa Luzia do Seridó em Picuí
Por - em 8 anos atrás 629
O senador José Maranhão (PMDB-PB), conseguiu aprovar no orçamento da união deste ano de 2015, recursos orçamentários na ordem de 800 mil reais, destinados a UBS – Unidade Básica de Saúde do Distrito de Santa Luzia do Seridó, município de Picuí. São R$ 392 mil para a compra de equipamentos e R$ 408 destinados à construção da Unidade Básica de Saúde na vila, sede do distrito.
As três emendas foram empenhadas e nesta segunda feira (04), o senador ao lado do picuiense Antonio Souza, em audiência com o presidente Temer, viabilizou a liberação das duas primeiras emendas no valor de 500 mil, as quais serão anunciadas a data de liberação no encontro que terá com o ministro da saúde nesta quinta (08).
O Distrito de Santa Luzia do Seridó está localizado em uma área de serra privilegiada do município de Picuí, possui uma área aproximada de 70 km2, 1.050 eleitores e cerca de 2.500 habitantes.
O Líder político da região serrana, Zé Onildo e seu irmão, vereador Vidal Negreiros (PTB), representante da região no parlamento mirim, comemoraram a aprovação da emenda e elogiou a postura do senador Zé Maranhão em destinar recursos orçamentários a que vem contribuir de forma significativa com a saúde da população envolvida.
A prefeitura de Picuí será parceira dessa importante obra, para tanto, o prefeito Acácio Araújo, já efetuou a escolha e doação do terreno, como contrapartida.
A Unidade Básica de Saúde (UBS) é um local onde você pode receber atendimentos básicos e gratuitos em Pediatria, Ginecologia, Clínica Geral, Enfermagem e Odontologia. Os principais serviços oferecidos pelas UBS são consultas médicas, inalações, injeções, curativos, vacinas, coleta de exames laboratoriais, tratamento odontológico, encaminhamentos para especialidades e fornecimento de medicação básica. Tudo isso para ampliar a oferta de atenção primária, criar apoio às equipes da saúde da família e, ainda, melhorar a qualidade dos equipamentos.
“Estamos cumprindo os compromissos assumidos com lideranças políticas, amigos e os profissionais de saúde da terra da carne de sol. Os recursos foram empenhados pelo Ministério da Saúde e serão agora repassados para o Fundo de Saúde do município em tela. Caberá à prefeitura fazer a licitações, adquirir os equipamentos, e, no caso específico de Picuí, fazer também a obra”, explicou o senador.
Maranhão assegura que a terceira emenda empenhada no valor de 300 mil reais, destinada à aquisição de mais equipamentos para UBS em tela, será liberada tão logo seja concluída a aplicação dos recursos que serão creditados em breve.
PortaldoCurimatau