João admite anunciar novas medidas esta semana e Cícero quer uma posse restrita

Por - em 4 anos atrás 285

O governador João Azevêdo (Cidadania) e o prefeito eleito de João Pessoa, Cícero Lucena (PP), se reuniram no início da noite desta segunda-feira (14) ações conjuntos de enfrentamento da pandemia do novo coronavírus e para evitar também aglomerações que possam aumentar o número de casos da Covid-19.

João Azevêdo vai anunciar ainda essa semana um novo decreto, com medidas estabelecendo regras para o funcionamento de bares e restaurantes durante o período de fim de ano. Já Cícero Lucena se comprometeu em tomar posse como novo prefeito, em 1º de janeiro, em uma cerimônia simples, restrita a um pequeno público e podendo ser transmitida até de forma virtual. As duas medidas são para evitar aglomerações e a propagação da doença na Cidade.

“Ainda essa semana nós adotaremos medidas, através de um decreto, que estabelecerá algumas regras de funcionamento, principalmente para bares e restaurantes, durante esse período aqui de fim de ano. Estabelecendo alguns “gatilhos” e nesses “gatilhos”, atingindo aquele patamar o município teria que tomar as medidas para combater principalmente aglomerações. Nós sabemos muito bem que não há outra forma que de agir, enquanto não chegar a vacina. Saíra um decreto que complementa o nosso plano…nada que vá de encontro ao plano. Porque nós temos situações hoje que nos preocupa em pelo menos 15 municípios do sertão e alto sertão da Paraíba”, esclareceu o governador.

Cícero explicou porque defende uma solenidade de posse do prefeito simples e com restrições. “Assumo aqui a minha disposição de na posse nós não termos evento que gere aglomerações, concentre as pessoas. Vamos estabelecer a forma virtual, ou de número bastante resumido, até com transmissão através dos meios de comunicação. Mas nós não teremos aglomeração na posse do prefeito de João Pessoa. E eu espero que isso seja adotado também pelos demais prefeitos do Estado da Paraíba”, disse.

Cícero Lucena também defendeu que essas ações, estabelecidas com o Governo do Estado para a Capital, com o intuito de prevenir o aumento da pandemia, seja “abraçada” e adotada pelos prefeitos eleitos e reeleitos da Região Metropolitana de João Pessoa.

“Essa convivência que nós temos na Região Metropolitana quer seja de residência, quer seja de mobilidade urbana, emprego ou trabalho, é interessante que a gente possa ter os mesmos procedimentos e ações com os prefeitos eleitos e reeleitos, também da Região Metropolitana”, ressaltou.

A reunião contou ainda com a participação das duas equipes técnicas de saúde do Governo e da gestão municipal que assumirá no dia 1º de janeiro de 2021. O vice-prefeito eleito Leo Bezerra também esteve presente.

Paulo de Pádua