João Pessoa terá isolamento avaliado neste fim de semana e mais restrições podem ser decretadas na segunda (11)
Por - em 5 anos atrás 391
O secretário do Estado da Saúde, Geraldo Medeiros, revelou na noite desta quinta-feira (7) que se reuniu hoje com o governador João Azevêdo e com o procurador-Geral do Estado, Fábio Andrade, para estudar novas medidas isolamento contra o novo Coronavírus. O Governo do Estado avalia que a população não está respeitando as medidas de isolamento social principalmente na Grande João Pessoa, com aumento considerável no número de casos.
“Estivemos reunidos agora os três secretários com o procurador-geral e o governador, e nós definidos que esse fim de semana será da avaliação se a população está aderindo ao isolamento ou não. Se não houver adesão, segunda-feira há a grande probabilidade de mais restrições sociais, no sentido de que possamos conviver com essa curva exponencial que estamos vivendo com pico de incidência”, disse.
Segundo Geraldo, a Grande João Pessoa terá o percentual de isolamento monitorado e, caso o índice continue baixo, novas restrições de circulação devem ser decretadas a partir da próxima semana. Questionado especificamente sobre o ‘lockdown’, Geraldo sinalizou que essa pode ser a medida estabelecida.
“Na eventualidade deste fim de semana, as pessoas continuarem sem aderir na grande João Pessoa ao isolamento domiciliar, com certeza na segunda-feira vocês devem ter mais novidades de restrição social e é isso que vai ser adotado se não houver uma modificação de percentual de isolamento”, disse Geraldo ao ser questionado sobre a medida de restrição extrema.
Colapso da rede pública de saúde
O secretário ressaltou a preocupação com um colapso da rede pública de saúde no Estado: “Poderemos ter o colapso, aí sim você vai precisar de um leito de UTI e vai ficar circulando em uma ambulância sem encontrar esse leito”.
Os leitos de UTI estão sendo ocupados em uma velocidade nunca anteriormente vista, disse o gestor da Saúde.
“Os números só crescem, com 193 novos casos nas ultimas 24 horas e 10 óbitos. E o que mais estarrece, 15 internamentos em UTI, isso é o que preocupa. Isso é que há o aceno do colapso se a população não aderir ao isolamento”, declarou.
Medeiros revelou ainda que a Paraíba tem uma margem de ocupação de 35% dos leitos de enfermaria, mas em UTI, já há 78% dos leitos de ocupados. O Estado irá trabalhar nos próximos dias para implantar nova UTI de 10 leitos na Grande João Pessoa.
Redação