Fiscalização flagra duas casas de bronzeamento abertas e encerra três festas residenciais no toque de recolher pernambucano

Por - em 3 anos atrás 297

Duas casas de bronzeamento artificial foram flagradas funcionando no Grande Recife durante o primeiro final de semana da quarentena devido à pandemia da Covid-19. O governo estadual proibiu o funcionamento desses locais durante a quarentena instituída em todo o estado. O Procon informou, também, que os fiscais encerraram três festas residenciais (veja vídeo acima).

A quarentena entrou em vigor no dia 18 de março em Pernambuco e vai até o dia 28. A medida foi adotada para tentar diminuir o aumento de casos de Covid-19 e a pressão sobre o sistema de saúde. No domingo (20), 97% dos leitos de terapia intensiva da rede pública do estado estavam ocupados.

Uma das casas de bronzeamento flagrada pelos fiscais do Procon fica no bairro do Zumbi do Pacheco, em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife. No momento da abordagem, no domingo (21), além de estar aberto, o local estava com clientes sem máscara. Com isso, as equipes interditaram o estabelecimento.De acordo com Procon, três festas residenciais foram encerradas no sábado (20) — Foto: Procon/Divulgação

A segunda clínica, localizada no bairro da Encruzilhada, na Zona Norte do Recife, foi notificada no sábado (20). Segundo o Procon, o local estava sem clientes no momento da fiscalização. O órgão de defesa do consumidor apontou que chegou aos estabelecimentos depois de denúncias em redes sociais.

As festas residenciais também foram flagradas no sábado. Uma delas, no bairro do Pina, na Zona Sul da capital pernambucana, estava acontecendo no meio da rua, com uma piscina montada. De acordo com o órgão, as três festividades foram encerradas sem problemas após o pedido das equipes.

O Procon informou que fiscalizou, ainda, 16 marinas na Região Metropolitana, nos bairros de Barra de Jangada, em Jaboatão; Pina, no Recife; e Maria Farinha, em Paulista. Em todos esses locais não foram encontradas irregularidades, de acordo com o órgão.

Apesar da areia vazia, orla de Boa Viagem tem movimento de ciclistas e pessoas caminhando neste domingo (21) — Foto: Marlon Costa/Pernambuco PressPraias

Nas praias do Recife e de Olinda, pessoas foram flagradas desrespeitando o decreto estadual e entrando no mar ou permanecendo na areia. Outras foram vistas sem máscara usando a ciclovia. No Litoral Sul, as praias de Ipojuca ficaram vazias, mas mesmo assim foram registradas pessoas dentro do mar.

O decreto estadual que estabeleceu a quarentena no estado entrou em vigor na quinta-feira (18) e segue até o dia 28 de março. A medida restringiu o funcionamento de diversos serviços e determinou fechamento de praias, parques e praças.

Covid-19 no estado

Pernambuco registrou, no domingo (21), 1.016 novos casos de Covid-19 e 23 mortes devido à doença. Com o acréscimo, o estado passou a totalizar 330.649 confirmações da doença, com 11.661 mortes e 282.285 pacientes recuperados. Os dados começaram a ser registrados em março de 2020.

Com G1-PE