Doença rara parecida com a poliomielite é descoberta nos EUA

Por - em 10 anos atrás 535

Um recente encontro realizado pela Academia Americana de Neurologia anunciou que alguns pacientes desenvolveram paralisia nos quatro membros e não apresentaram melhoras com nenhum tratamento – algo que pode estar relacionado a uma nova doença semelhante à poliomielite.

O país está livre da doença, mas o vírus relacionado ao novo dano também pode atacar o sistema nervoso levando à paralisia. Os médicos, no entanto, disseram que não esperam uma epidemia da “nova poliomielite” e que a infecção continua a ser algo raro.

A poliomielite é uma infecção perigosa e muito temida na infância. O vírus invade rapidamente o sistema nervoso e causa paralisia em um em cada 200 casos, aponta a BBC News. Se fizer o pulmão parar de trabalhar, ela pode ser fatal.

De acordo com programas globais de vacinação, a pólio é endêmica em apenas três países: Afeganistão, Nigéria e Paquistão.

Nova infecção

Nos Estados Unidos, houve 20 casos suspeitos da nova infecção, principalmente em crianças, nos últimos 18 meses, segundo a BBC News. Uma análise detalhada de cinco casos mostrou que o enterovírus 68 – que está relacionado com o poliovírus – poderia ser o culpado. Nos casos suspeitos, todas as crianças haviam sido vacinadas contra a pólio. Os sintomas variavam de circulação restrita a fraqueza severa em pernas e os braços.

A neurologista Emanuelle Waubant, da Universidade da Califórnia, disse à BBC que não houve um aumento evidente no ritmo de novos casos. Por isso, não estamos prestes a experimentar uma epidemia.

Os casos foram distribuídos em um diâmetro de 100 milhas (160 km). Isso fez com que a equipe de pesquisa não avaliasse que o vírus representa um surto. No entanto, muito mais pessoas podem ter sido infectadas sem desenvolver sintomas graves.

Keith Van Haren, da Universidade de Stanford, destacou a possibilidade de uma síndrome emergente de uma “nova poliomielite” na Califórnia.

– Esta síndrome parece ser algo muito, muito raro. Toda vez que um pai vê sintomas de paralisia em uma criança, um médico deve ser consultado imediatamente – destacou à BBC News.

Comentando os resultados, Jonathan Ball, professor de virologia da Universidade de Nottingham, disse que desde a quase erradicação do poliovírus, outros enterovírus têm sido associados a paralisia, mas eles costumam causar um resfriado bastante suave e complicações severas são muito raras.

O Globo

    Sem tags.