RC se reúne com BR Distribuidora para falar de desabastecimento e ‘retirada’ da tancagem do Porto

Por - em 8 anos atrás 610

procurador pbO procurador-geral de Justiça da Paraíba, Bertrand Asfora, revelou em entrevista ao programa Rádio Verdade da Arapuan FM, nesta terça-feira (5), que o governador da Paraíba, Ricardo Coutinho (PSB), juntamente com a presidente da Companhia Docas Paraíba, Gilmara Temoteo, participam nesta quarta-feira (6), de uma reunião no Rio de Janeiro na BR distribuidora para tratar do desabastecimento de combustíveis na Paraíba, além dos rumores a respeito da retirada da tancagem do Porto de Cabedelo.

O procurador afirmou que foi realizada uma reunião nesta terça, com o MPProcon, Procuradoria com inúmeros representantes, Fisco Estadual, Docas, Presidente do Sindicato dos Postos, Produtores de Álcool e representantes do setor para iniciar um processo de investigação através do MPProcon, para “contextualizar o que está acontecendo com o desabastecimento”.

“Há o problema de logística em relação à vinda do navio, o fornecimento e abastecimento para os postos de João Pessoa e Paraíba. Identificamos que houve uma dificuldade na logística. Já tem postos trazendo combustível de Pernambuco. Tem por outro lado a questão do álcool e o Fisco estadual já fez visitas para verificar a quantidade de álcool à disposição. O assunto é complexo e o que for possível e necessário no âmbito do Ministério Público, vamos adotar”, disse.

Bertrand destacou que é um problema gravíssimo quando o desabastecimento atinge a população, mas apontou que pode piorar se chegar às viaturas de polícia e ambulância por exemplo.

Nesta quarta haverá uma reunião no Rio de Janeiro com o governador e a companhia Docas na BR Distribuidora e “esperamos que o resultado dessa reunião possa equalizar com as ações do MP”.

Tancagem

Questionado a respeito dos rumores sobre a saída da tancagem do Porto de Cabedelo, o diretor vê como prematuro o debate e que é preciso ter uma avaliação do contexto geral para adotar medidas e apoio. “Será viabilizado para que possa equacionar esse problema que se colocar a Paraíba. Temos um desejo muito forte e instrumentos legais necessários para atender essa grave demanda da sociedade no ambiente jurídico. O que passar além disso, teremos o apoio das autoridades e deputados”, disse.

Bertrand afirmou que além da questão do desabastecimento esse assunto também deve ser tratado na reunião que acontecerá nesta quarta.

Marília Domingues