349 milhões

Por - em 8 anos atrás 731

Segundo a empresa americana de consultoria em tecnologia, “Gartner”, este é o número de smartphones vendidos em todo o mundo, no primeiro trimestre de 2016. Um crescimento de quase 4% em relação ao mesmo período do ano passado.

São cerca de 3,8 milhões de “celulares inteligentes” vendidos por dia! Deste total, 84% são de celulares que utilizam o sistema operacional “Android”, um domínio absoluto.

O ponto negativo e já esperado foi a redução significativa das vendas deste tipo de equipamento no Brasil, queda de 25% nos primeiros três meses do ano, segundo a Gartner. Mesmo assim, foram comercializados no país 10,6 milhões de aparelhos.

Campeonato

Um campeonato bem diferente está sendo promovido pela empresa “Samsung”, fabricante de equipamentos eletrônicos, particularmente celulares, em parceria com a UIT – União Internacional de Telecomunicações.

O objetivo da competição, segundo a Samsung, “é promover a criação e o desenvolvimento de soluções com aplicativos móveis na plataforma Android voltados à acessibilidade”.

Denominada de “Competição de Aplicativos Móveis de Acessibilidade”, o campeonato pretende incentivar que pesquisadores desenvolvam “soluções inovadoras e criativas para beneficiar pessoas com deficiências, gerando mais inserção e interação social, conforto e qualidade de vida por meio de tecnologias móveis”.

As inscrições vão até o próximo dia 15. Mais informações podem ser obtidas no link  www.itu.int/en/ITU-D/Regional-Presence/Americas/Documents/CONTESTS/2016-Accesibility-App/Information-PT.pdf

“Fábrica do Futuro Poli”

A USP – Universidade de São Paulo está planejando a instalação, no primeiro semestre de 2017, de um laboratório experimental de “Indústria 4.0”.

Denominado de “Fábrica do Futuro Poli” (pois será instalado na Escola Politécnica da USP), o laboratório vai proporcionar aos alunos “experiência prática com a chamada Indústria 4.0, conceito de linha de produção que opera a partir de robôs e softwares de inteligência artificial”.

O primeiro produto a ser produzido pela Fábrica do Futuro, já está definido: “será um skate com os alunos podendo definir o tamanho, desenho da prancha, as cores das rodinhas, etc”. Ou seja, cada skate produzido será único de cada aluno, mas com custo de produção como se fosse feito em grande volume.

Helicópteros

Por falar em futuro, o “Uber” serviço que tem causado tanta polemica entre os taxistas, vai lançar um novo serviço no Brasil. Trata-se do “Uber Helicópteros”.

Semelhante ao Uber que utiliza veículos, a nova modalidade vai compartilhar agora helicópteros e jatos executivos, com capacidade para até 6 passageiros.

Os valores, para os 8 destinos (todos em São Paulo e no trecho capital-litoral-capital) inicialmente planejados, deve variar entre R$ 1.350 e R$ 1.950, uma economia de até 75% em relação ao valor cobrado atualmente pelos “táxi aéreos” tradicionais. Nova polêmica à vista!.

Por Alexandre J. Beltrão Moura