Ministro garante eixos da Transposição, Adutora do Pajeú e pleitos de municípios

Por - em 8 anos atrás 473

cassio cuite jpeO colapso no abastecimento de água que assola várias regiões da Paraíba foi tema de audiência, na tarde desta terça-feira (16), no gabinete do ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho. Estiveram presentes o senador Cássio Cunha Lima (PSDB), o deputado federal Aguinaldo Ribeiro (PP) e os prefeitos de Princesa Isabel, Dominguinhos, e de Santa Luzia, Ademir Morais.

Pleitos do município de Cuité também foram contemplados na pauta de reivindicação apresentada pelo senador Cássio Cunha Lima. Para Santa Luzia, o pedido foi o repasse de recursos para a perfuração de dez poços artesianos. Já para atender a cidade de Cuité foi solicitada a disponibilidade de mais carros-pipa no município.

Adutora do Pajeú

A cidade de Princesa Isabel, que vive uma situação de colapso total de abastecimento de água desde o ano passado quando o açude Jatobá secou, espera urgentemente a conclusão do ramal da Adutora do Pajeú – eixo Princesa Isabel, que já está com 60% da obra concluída, faltando apenas a construção de duas estações elevatórias e uma caixa d’agua de recepção que servirá para distribuição. E foi exatamente este o principal pedido do prefeito junto ao senador e ao ministro. “Precisamos da liberação dos recursos que já estão empenhados para que possa ser concluída a segunda etapa da obra, numa extensão de 18 km, no trecho entre Flores (PE) e Princesa Isabel”.

“O ministro concordou e ainda garantiu a conclusão do eixo leste da Transposição até o final deste ano além da retomada do ritmo da obra no eixo norte”, afirma Cássio.

A obra de execução do ramal da adutora do Pajeú até Princesa Isabel vai garantir o abastecimento de água à população do município que convive diariamente com a falta d´água. O ramal orçado em R$ 8,965 milhões, está localizado em Flores, cidade mais próxima do município paraibano. “Precisamos finalizar esta obra. É importante para levar água para a população do município de Princesa Isabel”, disse o deputado Aguinaldo Ribeiro.

Recentemente a empresa que fazia o Eixo Norte da Transposição desistiu das obras e na semana passada o Tribunal de Contas da União autorizou a substituição pelo o Ministério da Integração, assim, segundo o ministro, a ordem a recuperar o tempo perdido e recomeçar as obras o mais rápido possível.
  

WSCOM