Veja onde fazer acompanhamento gratuito em JP em casos de câncer de próstata

Por - em 8 anos atrás 370

hospital jpeOs médicos das Unidades de Saúde da Família (USF) estão fazendo o atendimento inicial dos pacientes que apresentam problemas urológicos, contribuindo para o diagnóstico precoce de um possível câncer de próstata.

“A realização de exames é o que possibilita a obtenção de um diagnóstico precoce, o que contribui para ampliar as chances de cura, em casos de câncer. Só haverá referência ao urologista quando o nível de PSA (substância produzida pela próstata) estiver alterado, o que é verificado por meio de um exame de sangue. Se o resultado estiver normal, não há necessidade do exame de toque retal”, explicou o médico urologista Rafael Rebouças, coordenador do serviço de Urologia do Complexo Hospitalar de Mangabeira Governador Tarcísio de Miranda Burity – Ortotrauma.

Ainda segundo o especialista, nem todo problema urológico é sinal de um caso de câncer, já que, na maioria das vezes, a retenção urinária é mais relacionada à hiperplasia prostática benigna do que ao câncer de próstata.

Os principais fatores de risco para problemas urológicos são a idade e o histórico familiar, quando o pai ou irmão já foram acometidos por câncer de próstata.

Locais de tratamento

O hospital referência no tratamento aos problemas urológicos em João Pessoa é o Santa Isabel. Porém, as consultas com urologistas também são realizadas nos Centros de Atenção Integrada à Saúde (Cais), mas o acesso é por encaminhamento das USFs.

Além disso, o Complexo Hospitalar de Mangabeira é o único estabelecimento público de saúde em João Pessoa que realiza cirurgias de urgência em pacientes com cálculo no ureter.

Redação