Picuí realiza Atividades da Semana de Saúde na Escola

Por - em 7 anos atrás 609

semana da saudeO tema deste ano foi escolhido com base no quadro epidemiológico atual destacando a necessidade de se trabalhar a temática da prevenção ao mosquito nas escolas, mostrando que o aumento na proliferação do mosquito Aedes Aegypti está associado a diversos fatores: mudanças ambientais globais, ilhas de calor urbanas, aumento da população, más condições de saneamento, aumento da adaptabilidade do mosquito, além de informar sobre o vírus da zika e suas consequências mais graves, como o aumento dos casos de microcefalia.   

As ações estão sendo realizadas de acordo com calendário prévio.

A mobilização tem como meta orientar os estudantes das escolas públicas sobre a temática, com ações de limpeza do ambiente escolar, identificações de possíveis focos do mosquito palestram sobre o ciclo do Aedes Aegypti e os sintomas da dengue, zika e chikungunya.

Para tanto, foi realizada uma articulação entre escolas e Equipes de Saúde da Família sob o tema: “Comunidade Escolar Mobilizada Contra o Aedes Aegypti!”.   

O objetivo é mobilizar as equipes das escolas e das unidades de saúde, estudantes, familiares e comunidades para, juntos, atuarem no combate ao Aedes Aegypti.

Serão realizadas, até a quinta-feira (20), estratégias e atividades relacionadas ao tema, reforçando a articulação local entre saúde e educação, promoção da saúde e desenvolvimento sustentável.

Desta forma, estarão sendo envolvidos não apenas os estudantes, mas também os pais e educadores, atingindo toda a comunidade. 

Ascom