Jornais do Brasil nesta sexta feira 18 de agosto

Por - em 7 anos atrás 581

18 de agosto de 2017

O Globo

Manchete: Van do terror mata 13 no coração de Barcelona

Atentado na Catalunha é o 8º com atropelamento na Europa em 1 ano

Polícia prende dois suspeitos, mas ainda caça motorista. Estado Islâmico assume autoria. Nova tentativa de ataque com veículo ao sul da capital catalã deixa quatro suspeitos de terrorismo mortos

No primeiro grande atentado desde 2004 — quando 191 pessoas morreram em explosões em três estações de trem de Madri —, a Espanha voltou a viver ontem um dia sangrento por ataques terroristas. No meio da tarde, uma van invadiu as Ramblas, a mais famosa via turística de Barcelona, e atropelou centenas de pessoas, matando 13 e ferindo mais de cem. O Estado Islâmico reivindicou o atentado, alegando retaliação à ação da coalizão ocidental na Síria e no Iraque. A polícia prendeu dois suspeitos, um espanhol e um marroquino, mas o motorista do veículo continua foragido. A explosão de uma casa, que deixara um morto e sete feridos na noite anterior em Alcanar, a 170km de Barcelona, foi ligada ao atentado. Quando já era madrugada de hoje na Espanha, a polícia matou quatro supostos terroristas que tentavam fazer outro atropelamento, desta vez em Cambrils, 120km ao sul da capital catalã. Sete pessoas ficaram feridas. (PÁGS. 21 a 24)

Médico do Rio escapa, volta e ajuda no socorro

No primeiro dia em Barcelona, o médico carioca Bernard Giancristoforo, de 26 anos, correu para escapar do furgão e voltou para reanimar vítimas: “Havia muita gente em estado grave, mas não desfibriladores e oxigênio.” Até o fim da noite não havia registro de brasileiros entre os feridos. (PÁG. 23)

Desemprego continua a subir no Rio

A taxa de desemprego caiu no Brasil, mas subiu de 14,5% para 15,6% no Rio devido à crise fiscal fluminense. E, enquanto os outros estados melhoraram suas finanças, o Rio continua em situação crítica, segundo o Tesouro. (Págs. 17 e 18)

O distritão e a governabilidade

O distritão não é consenso nem no PMDB, que lidera o apoio a esse sistema. Para os deputados Fogaça e Jarbas Vasconcelos, ex-presidentes do partido, o país ficará ingovernável. (Pág. 4)

EDITORIAL

‘Transformam a reforma política em um monstrengo’ (Pág. 14)

Programa amplia racha no PSDB

O programa eleitoral do PSDB deixou ainda mais evidente a divisão no partido. Os governistas condenaram o tom da autocrítica, que reconhece a prática de fisiologismo. (Pág. 3)

Gilmar solta, mas Bretas prende

O juiz Marcelo Bretas, do Rio, deu nova ordem de prisão contra Jacob Barata e Lélis Teixeira, donos de ônibus, após o ministro Gilmar Mendes (STF) mandar soltá-los. (Pág. 7)

————————————————————————————

Folha de S. Paulo

Manchete : Atentado com van mata 13 em centro turístico de Barcelona

Veículo atropela pedestres em novo ato terrorista na Europa, que deixou também cem feridos

Uma van avançou sobre pedestres nas Ramblas, área turística de Barcelona, matando 13 pessoas e ferindo pelo menos cem, relata Amanda Nogueira. A facção terrorista Estado Islâmico reivindicou o atentado. Segundo a polícia, dois suspeitos de ligação com o ataque, um espanhol e um marroquino, foram presos. O motorista fugiu a pê e seguia foragido. Há vítimas de várias nacionalidades — não havia registro de brasileiros. O episódio passa a fazer parte da lista de atentados na Europa em que veículos foram usados como arma. O ataque em Barcelona repercutiu na Espanha e fora. De madrugada, a polícia disse ter abortado outro atentado na orla de Cambrils, a uma hora de Barcelona, matando cinco ocupantes de uma van que entrou em alta velocidade em uma rua de pedestres. (Mundo A12)

Dados do segundo trimestre indicam alívio na economia

Indicadores do segundo trimestre referentes a produção industrial, varejo e serviços dão força à tese de que o Brasil está saindo da recessão iniciada há três anos. Analistas veem o começo de transição para uma recuperação lenta. (Mercado A17)

Propaganda do PSDB desencadeia crise no partido

Propaganda partidária do PSDB exibida na noite de ontem — e que critica o “presidencialismo de cooptação” — deflagrou crise no partido. Ministros e deputados atacaram Tasso Jereissati, presidente interino e responsável pela peça. (Poder A9)

Em Ribeirão Preto, mulher quebra ovo no paletó de Jair Bolsonaro (Poder A11)

Editoriais

Leia “A velha censura”, sobre projeto que busca limitar divulgação de pesquisas eleitorais, e “Desafios paulistanos”, acerca de contas da prefeitura. (Opinião A2).

Redação