Comissão Municipal de Geografia e Estatística se reúne em Barra de Santa Rosa e Picuí-PB

Por - em 7 anos atrás 937

censo ibgeNesta terça feira (19), aconteceu nas cidades de Barra de Santa Rosa e Picuí, a primeira reunião da Comissão Municipal de Geografia e Estatística dos dois municípios polo, composta por representações diversas de cada município.

Sob a presidência do chefe operacional do Censo Agropecuário na Paraíba Eugênio, o encontro teve por finalidade a instalação da Comissão dos municípios em tela e acompanhamento do trabalho de coleta que será realizado pelo IBGE no Censo Agropecuário 2017 (entre 01/10/2017 até (28/02/2018).

Segundo o Agente Censitário Regional da subárea de Barra de Santa Rosa Caio Guedes, é de grande relevância o acompanhamento e apoio das instituições e sociedade civil para alcançar com qualidade o êxito da pesquisa, que será utilizada para nortear, entre outros destaques, as políticas públicas federais, estaduais e municipais.ibge picui 2

A coleta de informações

Estima-se que sejam mais de 5 milhões de estabelecimentos pesquisados – que comporão o censo agropecuário começará no mês de outubro próximo e terminará em fevereiro do ano que vem. Dados sobre agricultura, extração vegetal, silvicultura, criação de animais de grande e pequeno porte, aquicultura, criação de abelhas, bicho-da-seda, beneficiamento e a transformação de produtos agropecuários serão inclusos na pesquisa.

Tecnologias

De acordo com informações de técnicos do IBGE, a novidade para a realização deste censo será o uso de tecnologias, de dados geoespaciais e georreferenciais que facilitarão a coleta de informações e a elaboração dos resultados. Os agentes vão monitorar os estabelecimentos munidos de um computador de mão, e depois essas informações poderão ser cruzadas, gerando mapas e outros dados que podem ser acessados e utilizados em amostragens futuras. As informações coletadas serão referentes ao período de outubro de 2016 e setembro de 2017.

Portal do Curimataú