Tite conhece Guardiola e ouve seu encantamento por brasileiros do City Em primeiro encontro, técnicos da Seleção e do City

Por - em 6 anos atrás 413

titer 3Em viagem da CBF pela Europa para observar jogadores e afinar a logística da Copa do Mundo, Tite esteve frente a frente com Pep Guardiola pela primeira vez. Os técnicos da seleção brasileira e do Manchester City, líder do Campeonato Inglês, se reuniram com outros membros das comissões.

Loucos por futebol que são, o assunto era óbvio. Além do futebol em geral, de histórias e amigos em comum, Tite e Guardiola falaram de jogadores que ambos comandam: o goleiro Ederson, o volante Fernandinho e o atacante Gabriel Jesus, garantidos no Mundial do ano que vem, e o lateral-direito Danilo, com boas chances de ser o reserva de Daniel Alves.

Tite ouviu pessoalmente de Guardiola, com maior ênfase, o que ele tem dito em suas entrevistas coletivas: seu encantamento por Ederson e Fernandinho, peças fundamentais na campanha histórica do City na liga nacional: são 16 vitórias seguidas.

– Tivemos uma reunião no City com o Pep e toda sua comissão técnica. A forma como nos receberam, desprovidos de segurar informações, foi muito legal. Entre ele e o Tite é outra pegada, ficaram um tempão juntos. Eles não se conheciam, mas pareciam amigos. A forma de nos receber e de conversar nos deixou encantados – relatou o coordenador de seleções Edu Gaspar.

Edu já havia se encontrado com o catalão, técnico mais badalado do mundo, e insistiu para que Tite pudesse estar com ele também. Técnico e coordenador da Seleção assisitiram, juntos, a duas partidas do Manchester City: a derrota para o Shakhtar Donetsk (1×2), na Ucrânia, e a vitória sobre o Manchester United (2×1), no Old Trafford.

Veja abaixo o status dos brasileiros no City e na Seleção:

Ederson

Manchester City: titular e cada vez mais importante pela maneira como participa da articulação ofensiva desde a saída de bola.

Seleção brasileira: reserva de Alisson, embora tenha seu talento reconhecido por toda a comissão técnica. É considerado goleiro para pelo menos três Copas do Mundo.

Fernandinho

Manchester City: titular com um pacote de elogios de Guardiola. Na semana passada, o técnico disse que o brasileiro é muito melhor do que ele era como jogador, na mesma posição.

Seleção brasileira: atuou em 12 dos 18 jogos possíveis com Tite. É um 12º jogador, mas sua fase é tão boa que se tornou concorrente de Renato Augusto por uma vaga na linha central.

Gabriel Jesus

Manchester City: parte de um rodízio estelar com Aguero. A lesão do lateral-esquerdo Mendy, de boa chegada ao fundo, é a razão para Guardiola não escalar os dois juntos. O argentino tem aproveitado melhor suas chances.

Seleção brasileira: titular com reserva indefinido. A vaga deve ficar com Firmino, em ótimo momento.

Danilo

Manchester City: importante na rodagem de elenco de Pep. Além de sua posição, a lateral direita, já foi escalado como terceiro zagueiro e lateral-esquerdo. Nos jogos mais importantes, entretanto, ele costuma começar no banco.

Seleção brasileira: presente nas duas últimas convocações, foi titular no amistoso contra o Japão e teve boa atuação, com assistência para Gabriel Jesus. Ultrapassou Fagner na corrida pela Copa.

Globo